Indústria é estratégica para o desenvolvimento do Paraná

Gilson Abreu/AEN

A indústria, por tudo o que produz e pelos empregos e renda que gera, é estratégica para o desenvolvimento de qualquer país ou região. Para destacar a relevância desse setor, em 25 de maio é celebrado o Dia Nacional da Indústria. Para a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), merece ser comemorada pela força que a indústria vem demonstrando para atravessar essa crise causada pela pandemia.

Para se ter uma ideia da importância da indústria, no Paraná ela movimenta o equivalente a R$ 93,7 bilhões anualmente, o que representa 24,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado – a soma de todas as riquezas produzidas pelos diferentes segmentos. Um montante que coloca o parque industrial paranaense como o quarto principal do país, atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Tudo isso é feito por um conjunto de mais de 68 mil empresas que estão sob a representação institucional da Fiep. Indústrias que são responsáveis por mais de 890 mil empregos diretos. “O Paraná tem uma indústria forte e diversificada, com polos importantes de diferentes setores espalhados por todo o Estado”, afirma o presidente da Fiep, Carlos Valter Martins Pedro.

Mês da Indústria
Para marcar a data, o Sistema Fiep promove, em 20 de maio, às 9 horas, um debate com o objetivo de destacar o trabalho da instituição e discutir temas relevantes para o setor. O evento, terá participação do industrial Jorge Gerdau Johannpeter, membro do Grupo de Controle da Gerdau e presidente do Conselho Superior do Movimento Brasil Competitivo (MBC); e de Jorge Lima, Secretário de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação do Ministério da Economia.

Eles falarão sobre o projeto que o MBC e o ministério desenvolvem em parceria, com o objetivo de reduzir o chamado Custo Brasil. Os estudos realizados chegaram à conclusão de que, por ano, o setor produtivo nacional tem gastos adicionais de R$ 1,5 trilhão, quando se comparam as condições de produção no país com as de outras nações industrializadas. A iniciativa conta com apoio do Fiep.

O evento será aberto ao público em geral, com transmissão ao vivo. Para saber mais e acompanhar o evento, acesse: sistemafiep.com.br/mesdaindustria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *