21 de setembro: dia nacional de luta da pessoa com deficiência

A data marca o início da primavera e simboliza a luta por inclusão

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, instituído pela Lei nº 11.133/2005, é celebrado no dia 21 de setembro. A data é comemorada desde 1982, por iniciativa do Movimento pelos Direitos das Pessoas com Deficiência. O dia 21 de setembro foi escolhido por marcar o início da primavera e representa o renascimento.

O objetivo da data é apontar a importância do desenvolvimento e aplicação de políticas públicas para inclusão das pessoas com deficiência em toda sociedade, em igualdade de condições com os demais. É imprescindível a elaboração de ações concretas que aumentem as possibilidades de participação na vida pública, com a constante adição de espaços de atuação.

Em 2017, o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) instituiu a Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (CPAI) com o fim de atender solicitações que envolvam acessos a Fóruns e estruturas do Judiciário paranaense, além de proporcionar condições mais adequadas às colaboradoras e colaboradores com deficiência.

Para entrar em contato com a CPAI, utilize o endereço: sei-cper-cpai@tjpr.jus.br.

Curso Acessibilidade e Inclusão no TJPR
Em homenagem ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, a CPAI, em parceria com a Escola Judicial do Paraná (EJUD-PR), lançou o curo “Acessibilidade e Inclusão no TJPR”. O curso a distância é autoinstrucional e possui carga horária de 12 horas, divididas em 7 módulos:

1 – Ambientação;

2 – Contextualização;

3 – Inclusão e Acessibilidade;

4 – Deficiência Visual;

5 – Deficiência Física;

6 – Deficiência Auditiva;

7 – Deficiência Intelectual.

A formação virtual busca preparar o(a) estudante para o convívio e atendimento à pessoa com deficiência, aplicando os conceitos de acessibilidade e inclusão ao contexto social e promovendo a inclusão social de acordo com a situação.

Inscreva-se aqui.