Globemaster III: avião de resgate no Afeganistão que esteve aqui para exercício militar

Dois aviões C-17 Globemaster III estiveram recentemente no Brasil para trazer helicópteros para um exercício militar da FAB (Força Aérea Brasileira). O cargueiro, do mesmo modelo que decolou do aeroporto de Cabul (Afeganistão) com 823 pessoas a bordo em 15 de agosto, é um dos maiores do mundo.

Essa aeronave, que foi desenvolvida para o transporte de cargas e tropas, voou pela primeira vez em 1991 e entrou oficialmente em operação em 1993. Ele pode decolar levando até 74,8 toneladas, o que o torna um dos aviões com maior capacidade do mundo.

Sua envergadura (distância de ponta a ponta da asa) é de 51,7 metros, a altura é de 16,8 metros, e o comprimento, de 53 metros. Ele pode decolar pesando no total até 265 toneladas, somando a carga, o peso do corpo do avião e do combustível.

Atualmente, existem cerca de 275 desses quadrimotores voando pela Força Aérea dos Estados Unidos ou em países aliados. Cada unidade custa cerca de US$ 341,8 milhões (R$ 1,8 bilhão).

Inicialmente, o governo dos EUA previa que apenas 120 fossem comprados, mas, com o passar dos anos, esse número subiu, chegando a 223 em 2018 apenas para o país norte-americano.

A expectativa é que o modelo continue em operação até o ano de 2070.

UOL/Imagem: Divulgação/Comando de Mobilidade Aérea dos EUA