Agências do Trabalhador empregam 40 mil pessoas durante a pandemia

As Agências do Trabalhador do Paraná colocaram no mercado de trabalho 39.666 pessoas no período de março a setembro deste ano, em plena pandemia do novo coronavírus, segundo dados da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho.

O resultado é considerado positivo, embora menor que o do mesmo período do ano passado, quando ocorreram 61 mil intermediações. “O balanço é muito positivo porque abrange meses em que a retração da economia foi muito contundente, com drástica queda nas atividades das empresas e na oferta de emprego”, afirma o secretário Ney Leprevost.

Ele lembra que, além da retração na oferta de empregos, as agências do trabalhador chegaram a suspender o atendimento por um período, em obediência a medidas voltadas ao controle da epidemia, determinadas por autoridades de saúde. “Mas houve uma reação rápida e logo as agências se adaptaram”, informa Leprevost.

O secretário destaca que as unidades passaram a trabalhar com horário agendado, atendimento digital e até um chat criado para dar suporte a empresários e trabalhadores que tiveram dificuldade em concluir oferta e busca de empregos por meio de ferramentas digitais. “Essas medidas possibilitaram retomar a intermediação de vagas e o encaminhamento do trabalhador para um novo emprego”, diz Leprevost.

Ele também destaca o trabalho proativo feito pelos profissionais que atuam nas agências do trabalhador. “Estamos atuando para diminuir a crise no Paraná e fazer com que mais pessoas possam estar qualificadas para conseguir um emprego e assim gerar mais renda para as famílias”, afirma Leprevost.

MELHOR – A economista Suelen Glinski, da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, explica que o resultado do Paraná no período de março a setembro é um dos melhores do Brasil, à frente de estados com economia de porte semelhante, como Santa Catarina.

“O Paraná é uma referência nacional nesta área, com os maiores números de captação de vagas e intermediação de empregos. Essa estrutura é fundamental na retomada do mercado de trabalho”, afirma. Suelen destaca que o Estado possui 216 Agências do Trabalhador e é a maior rede do Sistema nacional de Empregos (Sine).   

CIDADES – As 10 cidades que mais colocaram trabalhadores com carteira assinada de março a setembro foram Curitiba, com 2.743 trabalhadores; seguida de Umuarama, no Noroeste, com 1.428 trabalhadores; Cascavel (Oeste), com 1.394 colocados; Rolândia (Norte) com 1.327; Marechal Cândido Rondon (Oeste) com 997; Medianeira (Oeste) com 940; Francisco Beltrão (Sudoeste) com 910; Mandaguari (Noroeste) com 721; Dois Vizinhos (Sudoeste) com 710 e Pato Branco, também no Sudoeste, com 595 colocados no mercado de trabalho.

NOVAS VAGAS NA SEMANA – A semana se inicia com 2.579 oportunidades de emprego disponíveis pelas Agências do Trabalhador. Só em Curitiba e Região Metropolitana são 1.427 vagas. “Damos início a mais uma semana com diversas oportunidades de emprego. Por conta da pandemia, orientamos que os atendimentos presenciais nas Agências do Trabalhador só aconteçam mediante o agendamento”, alerta Leprevost. O site para agendamento é o www.justica.pr.gov.br/trabalho.

OCUPAÇÕES – As ocupações com maior número de vagas disponíveis no Estado são: auxiliar de linha de produção (1.608 vagas); ajudante de eletricista (96) e auxiliar administrativo (75). Já em Curitiba e Região Metropolitana o maior número de vagas disponíveis é para operador de telemarketing ativo (240); Operador de telemarketing ativo e receptivo (195) e auxiliar de linha de produção (73 vagas).

FUNCIONAMENTO – Os horários de funcionamento dos postos de atendimento do Sistema Nacional de Emprego (Sine) nos municípios seguem as determinações das administrações municipais. Em Curitiba, a Agência do Trabalhador Central – administrada pelo Governo do Estado – segue com o horário de funcionamento normal das 13h às 17h.

Os trabalhadores também têm a opção de buscar vagas cadastradas pelo aplicativo Sine Fácil (disponível gratuitamente para celulares Androide e iOS), ou pelo site www.mpregabrasil.mte.gov.br.

CHAT – Empresários e trabalhadores de todo o Paraná que procuram ou ofertam vagas e que estiverem com dificuldade de finalizar o atendimento nas ferramentas digitais, tais como Portal Emprega Brasil, e aplicativos da Carteira de Trabalho Digital, Sine fácil e Paraná Serviços, podem receber o suporte técnico por meio do Chat do Trabalhador, no site da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho. Para acessar o chat, basta entrar no link: www.justica.pr.gov.br/trabalho.