Um Bom App: Aplicativo para evitar o desperdício de alimentos é desenvolvido no PTI em Foz do Iguaçu

O aplicativo de celular conecta empresas interessadas em vender o excedente de produção para pessoas que desejam comprar/Foto: divulgação

O aplicativo Um Bom App, permite que os estabelecimentos gastronômicos possam vender o excedente diário de alimentos, estimulando o consumo sustentável e combatendo o desperdício. A iniciativa é de uma das 10 empresas selecionadas para serem incubadas no Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR) em 2021.

Um Bom App é um aplicativo de celular (sistema IOS e Android), que conecta empresas interessadas em vender o excedente de produção para pessoas que desejam comprar. Os clientes podem fazer suas compras por meio do aplicativo, no perfil comercial mais próximo ao seu endereço, com descontos que variam de 50% a 80% sobre os preços normais praticados.

O aplicativo oferece as “sacolas mágicas”, que são kits com alimentos excedentes, em ótimas condições de consumo, que não foram comercializados pelo estabelecimento no seu horário de funcionamento e que teriam como destino o descarte. Os itens da sacola podem sofrer alterações, de modo que não é possível saber exatamente o que terá nela, mas o App assegura que os critérios rigorosos para seleção e manutenção dos estabelecimentos parceiros “garantem um excelente custo-benefício”. 

Em menos de 1 ano de atividades, o aplicativo já realizou 2.500 transações, em 4 cidades (Foz do Iguaçu, Medianeira, Rio de Janeiro e Niterói), totalizando mais de 1 tonelada de alimentos excedentes vendidos.

“Atualmente, trabalhamos com confeitarias, padarias e restaurantes. Mas temos o objetivo de incluir, futuramente, mercados e centros de distribuição. Mais de 100 estabelecimentos comerciais já se cadastraram no aplicativo, nos últimos 8 meses”, explicou Marcelo Toledo, cofounder da startup Um Bom App.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *