Ademar Traiano é reeleito presidente da Assembleia Legislativa do Paraná

Os deputados estaduais paranaenses elegeram, por unanimidade, nesta quarta-feira (1º) a nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Paraná. O deputado Ademar Traiano (PSD) foi reeleito presidente do Legislativo. O deputado Alexandre Curi (PSD) será o novo primeiro-secretário; já a deputada Maria Victoria (PP) foi eleita segunda secretária. Após 13 anos sem a presença feminina na composição, duas mulheres passam a ocupar função na Mesa Diretora. É a maior participação da história. A chapa Parlamento Forte foi eleita por unanimidade, com 54 votos favoráveis.

Também fazem parte da Mesa Diretora da Assembleia o deputado Marcel Micheletto (PL), que assume a primeira vice-presidência, o deputado Ney Leprevost (União Brasil), como segundo vice-presidente, e a deputada Cristina Silvestri (PSDB), que se torna a terceira vice-presidente. A terceira secretaria fica sob o comando do deputado Goura (PDT), seguido pelo deputado Alexandre Amaro (Republicanos), como quarto secretário, e pelo deputado Dr. Antenor (PT), como quinto secretário.

A eleição da Mesa Diretora da Assembleia ocorreu após a posse dos novos deputados estaduais, também realizada nesta quarta-feira. Entre 2023-2025, Traiano assume a presidência da Assembleia pelo quinto mandato consecutivo. Curi retorna ao cargo de primeiro secretário, após ter ocupado a função entre 2007 e 2010.

De acordo com Traiano, a nova legislatura representa a continuidade de um trabalho construído ao longo dos últimos oito anos. “Nosso compromisso é de continuar o trabalho de defesa dos interesses do Estado e da democracia, fortalecendo a harmonia entre os poderes constituídos e as instituições. O Paraná é uma referência para o Brasil. Aqui o objetivo maior é o bem comum, buscando a estabilidade econômica e social de nosso Estado”, afirmou o presidente eleito.

Para o parlamentar, a Assembleia desempenhou ao longo dos últimos anos um trabalho que produziu reflexos profundos na sociedade. “Contribuímos para o Estado. Nesse tempo, o Poder Legislativo inovou e melhorou, não deixando de prestar o fundamental para o Paraná por meio da aprovação de medidas urgentes para os momentos difíceis. Além disso, devolvemos recursos de cerca de R$ 1,5 bilhão aos cofres públicos. Esta é uma Assembleia compromissada com população. E é assim que vamos continuar na próxima legislatura”, reafirmou.

Para o deputado Alexandre Curi, as perspectivas para a função são grandes. “A expectativa é de continuidade de trabalho da Mesa atual, mantendo a parceria com o governo do Estado. A pauta principal é manter essa parceria na devolução de recursos para manutenção do Programa Paraná Mais Cidades. Nos últimos quatro anos, a Assembleia repassou cerca de R$ 1,5 bilhão em recursos, que foram investidos nos municípios do Estado. Também vamos dar continuidade na transparência, na digitalização, na informatização e no fácil acesso da população ao trabalho da Assembleia”, afirmou o parlamentar.

A segunda secretária, deputada Maria Victoria, falou sobre o compromisso do trabalho em um posto de direção na Assembleia. “É um desafio e uma responsabilidade fazer parte da Comissão Executiva. Agradeço a Deus e aos paranaenses pela confiança e pela oportunidade de continuar o trabalho em favor do Paraná. Continuarei o trabalho firme e forte em favor dos municípios, pelo desenvolvimento regional, pela educação de qualidade e para ampliar o atendimento à saúde”, disse a deputada.

Ao final da sessão, Traiano convocou sessão para a próxima segunda-feira (06), às 14h30. Durante a sessão, haverá a leitura da mensagem oficial do governador Carlos Massa Ratinho Júnior.

A Mesa Diretora é o órgão colegiado dirigente dos trabalhos legislativos e administrativos da Casa, formado pelo presidente, por três vice-presidentes e cinco secretários. O mandato é de dois anos. Conforme o Regimento Interno da Assembleia, sua composição observa a representação proporcional dos partidos ou blocos parlamentares.