Alep promove debate sobre emergência climática com sociólogo e mestre

A catástrofe que arrasou o Rio Grande do Sul (RS) é a evidência mais forte de que o atual cenário é de emergência climática, com a ocorrência cada vez mais frequente de eventos extremos, não só no Brasil, mas no mundo todo. Por que estão acontecendo tantas inundações, secas e temperaturas extremas? Como chegamos a essa situação? Como vamos responder a esses desafios?

Para refletir sobre essas questões, o deputado estadual Goura (PDT) e o Centro de Estudos Budistas Bodisatva Curitiba (CEEB-Curitiba) promovem nesta quarta-feira (22), na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), a partir das 18h30, o seminário “Emergência Climática – Ecologia Curativa: Uma perspectiva budista sobre a crise ecológica”, com o sociólogo e mestre zen David Loy.

Reflexões 

“Vai ser uma grande alegria e uma honra a Assembleia Legislativa receber o David Loy neste seminário para falarmos da emergência climática e seu enfrentamento”, convida Goura. “A crise climática é mais uma demonstração de que a gente precisa unir todas as forças da sociedade, da espiritualidade, das religiões e das forças políticas para a gente tratar essa emergência com o máximo de seriedade. Estão todos convidados.”

O deputado afirma que essa que é talvez a grande crise dos nossos tempos. “Nós precisamos de políticas públicas, precisamos de uma mudança de consciência. O budismo que o David Loy nos traz tem uma perspectiva dessa necessidade de uma harmonia das atividades humanas com a natureza”, diz Goura.

Sociólogo e mestre zen

O sociólogo norte-americano David Loy é um professor zen, ativista e fundador do Centro de EcoDarma das Montanhas Rochosas (Rocky Mountain EcoDharma Center), no Colorado, EUA. Escritor prolífico, seu trabalho tem usado conceitos budistas para analisar a história do ocidente e os problemas globais contemporâneos.

Loy atua em diversos grupos e movimentos, incluindo o Extinction Rebellion e os Zen Peacemakers e é o autor do livro “Ecodarma”, uma jornada impactante sobre a interseção entre práticas budistas e os desafios ambientais modernos diante da eco-crise atual.

#Alep