Após uma recontagem dos votos, vereadoras tomam posse na Câmara Municipal de Paranavaí

Zenaide da Saúde (PP) e Maria Clara (MDB) tomam posse de duas cadeiras na Câmara Municipal de Paranavaí, no noroeste do Paraná, na noite desta segunda-feira (6).

Os diplomas das duas foram emitidos após uma recontagem dos votos válidos na cidade e do recalculo do quociente eleitoral, após a anulação dos votos dados ao PSB.

O partido foi condenado na cidade por não respeitar a cota de gênero na cidade. Com isso, dois vereadores que tinham sido eleitos pelo partido em Paranavaí, Luiz Aparecido da Silva e Antônio Valmir Trossini, tiveram os mandatos cassados.

Das novas eleitas, Maria Clara se tornou a vereadora mais jovem da história da cidade, com 20 anos.

Também será a primeira vez que a Câmara Municipal de Paranavaí terá quatro vereadoras mulheres.

De acordo com o cientista político Josimar Priori, as novas posses também devem mudar a abordagem política das pautas da cidade.

“No geral, principalmente nos municípios pequenos, as ideologias costumam se diluir muito e os acordos, as alianças, as parcerias locais tendem a predominar mais do que a história dos partidos. Agora, a vereadora Zenaide do PP de uma forma mais tradicional. O que eu acho que vai ser bem interessante é observar o mandato da Maria Clara, porque é uma jovem estudante de direito, ingressando na política, tenho muita curiosidade e interesse em acompanhar”, disse.