Cida Borghetti recebe o título de cidadã honorária de Foz do Iguaçu

A ex-governadora do Paraná e conselheira da Itaipu Binacional, Cida Borghetti, recebeu nesta segunda-feira (20) o título de cidadã honorária de Foz do Iguaçu em solenidade na Câmara Municipal. A homenagem foi proposta pelo vereador Alex Meyer (PP).

Cida Borghetti agradeceu a homenagem e destacou que possui uma relação antiga com a cidade de Foz do Iguaçu. “Muito anterior à vida em cargos públicos”, disse. “E esse o título de cidadã honorária fortalece ainda mais os laços de amor e respeito por Foz do Iguaçu e por sua gente”.

Cida citou obras e investimentos iniciados em sua gestão à frente do Governo do Estado. Entre eles a segunda ponte entre o Brasil e Paraguai, o viaduto da BR 277 no cruzamento com a avenida Costa e Silva, o condomínio do idoso, a ampliação no atendimento do hospital municipal, o aumento nos investimentos na segurança e as parcerias com a prefeitura. 

“São alguns exemplos de realizações que sempre contaram com o apoio incondicional do prefeito Chico Brasileiro, dessa nobre casa e das lideranças aqui da cidade. Espero poder continuar a retribuir esse amor por muitos e muitos anos”, frisou.

Participaram presencialmente da solenidade o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro; presidente da Câmara, vereador Ney Patrício da Costa; o deputado federal Ricardo Barros; o diretor financeiro executivo da Itaipu, Almirante Anatalicio Risden; o vice-prefeito delegado Francisco Sampaio, vereadores, secretários municipais e diversas lideranças locais e regionais.

INCONTESTÁVEL – O prefeito Chico Brasileiro (PSD) disse que a homenagem é incontestável e lembrou de marcas da gestão Cida à frente do Governo como o cuidado às crianças, a justiça social e os investimentos nos municípios.

“Não é apenas a entrega de uma honraria. É, acima de tudo, a entrega de um título de merecimento para uma mulher que tem fibra, dedicação e vontade de fazer pelo próximo. Uma homenagem incontestável”, disse.

 “Cida nunca colocou as questões partidárias acima dos interesses da cidade e sempre foi uma amiga de Foz do Iguaçu. Olha para a fronteira de forma especial”, acrescentou o prefeito.

INSPIRAÇÃO – O vereador Alex Meyer (PP) destacou que a homenagem contou com o apoio de todos os vereadores da Câmara. “Não é apenas um título. A ex-governadora e conselheira de Itaipu, Cida Borghetti, representa muito para a cidade. O trabalho e as realizações inspiram várias mulheres. Foz do Iguaçu tem um carinho muito grande por tudo que Cida fez pelo município”.

O deputado federal Ricardo Barros (PP) afirmou que Cida Borghetti prioriza o seu tempo para resolver os problemas de todos. “Ela é muito dedicada no que se propõe a fazer. Estuda e desempenha muito bem o trabalho. Cida merece muito essa homenagem”.

Membro do conselho da Itaipu Binacional, o diretor financeiro executivo da Itaipu, Almirante Anatalicio Risden, contou que Cida Borghetti trouxe experiência e harmonia para as reuniões do conselho.

“É uma profissional dedicada, que tem usa a sabedoria para trazer uma palavra de harmonia e conciliação”, disse o Almirante que representou o diretor geral da Itaipu, general Francisco Ferreira.

TRABALHO POR FOZ – Cida Borghetti foi uma das principais articuladoras da construção da segunda ponte entre o Brasil e o Paraguai. Quando Governadora, a primeira agenda de Cida, em Abril de 2018, foi uma reunião com o então presidente Michel Temer, em Foz do Iguaçu, para tratar da ponte.

Na seqüência, viajou ao Paraguai para debater a obra com o presidente Mario Abdo Benítez e sua equipe. Também articulou a construção com as diretorias da Itaipu Binacional do lado brasileiro e do lado paraguaio. Em dezembro de 2018, os dois países assinaram o acordo para a histórica obra, que foi iniciada logo nos primeiros meses de 2019.

INVESTIMENTOS – Cida também articulou junto ao governo federal, à Camara e a Itaipu Binacional os recursos para a ampliação e melhorias no aeroporto internacional de Foz.

A ex-governadora ainda iniciou as obras de construção do viaduto do cruzamento da BR-277 e a avenida Costa e Silva em Foz do Iguaçu, uma das maiores demandas da região. Foram investidos mais de R$ 15 milhões na obra, concluída no fim de 2019.

E assegurou suporte financeiro para ampliar o atendimento de saúde em Foz do Iguaçu, em especial, para o funcionamento do Hospital Municipal Padre Germano Lauck.

A governadora assinou parceria com a prefeitura para a construção de um condomínio do idoso na cidade. Iniciou a instalação do colégio da polícia militar de Foz.

Colocou um helicóptero exclusivo do Estado para ajudar na segurança da região. E trabalhou pelo fortalecimento da parceria com o Exército para a instalação do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron) na fronteira do Paraná com o Paraguai e a Argentina.