Ex-vereadora Fabiane Rosa é condenada a 41 anos de prisão

A ex-vereadora de Curitiba Fabiane Rosa foi condenada a 41 anos e cinco meses de prisão pelos crimes de peculato e concussão cometidos durante mandato na Câmara Municipal da capital paranaense. Na decisão, a juíza Carmen Lucia de Azevedo e Mello também determinou que Fabiane realize pagamento de danos materiais a vítimas e ao erário. A ex-vereadora pode recorrer da decisão.

O advogado Jean Paulo Pereira, que defende Fabiane Rosa, afirmou que ainda analisa a sentença em razão da “complexidade do cargo” e que vai recorrer pois discorda de “elementos que não foram levados em consideração”.

A ex-vereadora foi investigada pelo Ministério Público do Paraná (MPPR) em 2020 e foi presa por cometer “rachadinha”, quando um servidor exige dos funcionários parte do salário, e atualmente cumpria prisão domiciliar sob monitoramento eletrônico.Na decisão, a magistrada determinou o fim da medida.

Atualmente, a ex-vereadora trabalha na Prefeitura Municipal de Curitiba. Sobre isto, a magistrada concluiu que os crimes foram cometidos antes dela atuar na administração pública, por isso, a exoneração não faz parte da pena.

Na decisão, o marido da ex-parlamentar, Jonatas Joaquim da Silva, também foi condenado. A defesa dele é a mesma que da esposa.

Os depoimentos apontam que o suposto esquema de “rachadinha” no gabinete de Fabiane Rosa não envolvia somente desconto nos contracheques. Ex-assessores disseram ao Ministério Público que também pagavam despesas pessoais da vereadora.