Impeachment de Bolsonaro ‘é uma aposta na qual Brasil só ganha’, diz Ciro Gomes

Abertamente crítico ao governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) apoia o impeachment do presidente, mesmo sem ter certeza se a retirada dele do governo aconteceria de fato.

“Uma coisa é o presidente da Câmara processar o impedimento, despachar que é praticável e, daí, tem um longo processo. O presidente da Câmara apenas inaugura o processo, o primeiro ato é constituir comissão mista, isso é muito importante e (Rodrigo) Maia não entendeu”, disse Ciro ao UOL Entrevista.

Para o ex-ministro, a abertura do processo “é uma aposta na qual o Brasil só ganha”. Isso porque a intenção de impedir poderia fazer o presidente “moderar, passar a tentar a se acertar, o Brasil ganha com isso e nas eleições faz sua mão saneadora”, no caso do impeachment não ser concluído.

“Se não moderar, tem esse mecanismo que evita curto-circuito e acabou, por aí o país também se reconcilia. É indesculpável não avaliar isso”, defendeu.

Ano passado, Rodrigo Maia estava à frente da Câmara dos Deputados e não aceitou os pedidos de impeachment contra Bolsonaro. Atualmente, o cargo é responsabilidade de Arthur Lira (PP-AL), que também não parece favorável ao processo de impedimento.

Sobre as manifestações de 7 de setembro, Ciro avaliou como uma tentativa de Bolsonaro parecer poderoso. “Como todo covarde e frouxo, essa demonstração de força é demonstração de fraqueza e isolamento”, falou. Ele ainda apontou que políticos que apoiam o presidente, como o líder do Centão Ciro Nogueira e Arthur Lira, estavam ausentes.

“Os políticos antes de mais nada têm instinto de sobrevivência”, apontou. Para o ex-governador, as falas de Bolsonaro são “aposta macabra e suicida, resta saber se é sincera ou mais um blefe. Os covardes costumam blefar”.

UOL