Leodir Bonilha é novo cidadão de Curitiba

O empresário Leodir Bonilha recebeu na noite desta sexta-feira, 3, o título de Cidadão Honorário de Curitiba. O título foi proposto pelo vereador Oscalino do Povo (PP), que também é de Siqueira Campos, cidade do Norte Pioneiro onde o empresário nasceu e dirige a maior fábrica de motopeças da América Latina e a maior fabricante de capacete para motocicletas do mundo, a Protork.

A entrega da homenagem na Câmara Municipal de Curitiba contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas, o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) e o desembargador e ex-presidente do TJ/PR (Tribunal de Justiça do Paraná) Adalberto Jorge Xisto Pereira, que por anos atuou na Comarca de Siqueira Campos e o presidente do grupo Protork, Marlon Bonilha, além de familiares do homenageado.

“Indiscutivelmente o grupo ProTork é motivo de orgulho para todos paranaenses e brasileiros. Estamos aqui hoje para te homenagear. Você merece muito Título de Cidadão Honorário de Curitiba. Aliás, merece até de Cidadão do Paraná. Desejo vida longa sempre, muito sucesso e que a vida sempre lhe devolva tudo aquilo de bom que você tem feito pelas pessoas do Paraná”, enfatizou Romanelli.

O deputado lembra ainda que, neste domingo, 5 de dezembro, Leodir Bonilha comemora aniversário, ao lado da família e, agora, como mais novo cidadão curitibano. “Parabéns, amigo. Vida longa. Viva o Leodir Bonilha”, acrescentou.

Honrado — Emocionado, Bonilha contou parte da história de sucesso da Protork, empresa genuinamente brasileira, que nasceu em Curitiba e depois se transferiu para o Norte Pioneiro, onde mantém um dos maiores grupos empresariais do País, com foco na indústria motobilística, mas com atuação em outros mercados promissores, como combustíveis e agronegócios.

“Fico muito honrado porque sei que em uma metrópole como Curitiba você é escolhido como Cidadão Honorário não deixa de ser uma grande honra. Muitos gostariam de estar aqui e não têm essa oportunidade. Mais uma vez, agradeço ao vereador Oscalino do Povo por esse reconhecimento”, comentou.

O vereador Oscalino do Povo lembrou que o grupo Protork contribui significativamente para o crescimento do Norte Pioneiro e do Paraná, com a geração de emprego e renda e o fortalecimento da economia. Para ele, a Protork tem trazido resultados significativos para o Paraná.

“Mesmo durante a pandemia, a Protork manteve as atividades, sem comprometer a saúde física e financeira dos colaboradores. Isso porque manteve o emprego dos trabalhadores, a produção e os investimentos necessários para o aquecimento da economia no Estado”, destacou o vereador.

Trajetória — Leodir Bonilha nasceu em Siqueira Campos, no Norte Pioneiro. É casado com Maria Cristina de Carvalho Bonilha e pai de Marcelo Eduardo, Kelly Marla e Mariana Eduarda Bonilha.

Ainda criança foi para São Paulo capital, onde permaneceu até por volta de 1962, quando retornou ao Norte Pioneiro do Paraná. Em 1965, com 11 anos de idade, mudou-se para Curitiba junto com a família, por causa das dificuldades da época. Na capital, fazia “bicos” para ajudar no sustento da casa. Devido à situação financeira, começou a trabalhar formalmente aos 14 anos de idade e estudava a noite.

Bonilha iniciou a carreira profissional na Companhia Fiat Lux, em Curitiba, como auxiliar de laboratório, chegando ao cargo de direção, ocupação em que permaneceu até aposentar-se. Quando isso aconteceu, voltou ao Norte Pioneiro para trabalhar na empresa da família, a ProTork, maior fábrica de peças para motocicletas da América Latina e líder mundial na produção de capacetes para motociclistas. Atualmente, exerce o cargo de Diretor Jurídico do grupo.

O empresário também tem atuação expressiva no incentivo ao esporte paranaense. Foi conselheiro e Sócio Ouro do Coritiba Foot Ball Club por muitos anos e chegou a disputar a vice-presidência do Clube. Hoje, é Cônsul do Coxa para a região norte do Paraná.

Na juventude, Bonilha teve participação ativa e efetiva em inúmeros eventos para ajudar a comunidade dos bairros do Boqueirão e Uberaba. Voluntariamente, atendia mais de 200 pessoas, quando as ajudava na DIRPF (Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física), pois essas não tinham conhecimentos e nem condições de contratar um contador para essa finalidade.

“Leodir Bonilha é um ferrenho defensor de Curitiba, divulgando a capital paranaense por onde passa, no Brasil e no mundo. Por isso, não restam dúvidas de que é merecedor desta homenagem, pela história pessoal, dedicação e amor por Curitiba. Obrigado, irmão curitibano”, justifica o vereador Oscalino do Povo.

Também participaram da homenagem ao empresário o vice-presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Tito Zeglin (PDT) e o vereador Mauro Ignácio (DEM).