Ratinho Junior espera PSD para definir apoio nacional

Governador deixa claro que tem um bom relacionamento com o presidente Jair Bolsonaro (PL) e que o Paraná tem bons candidatos ao Senado

O governador Ratinho Junior disse neste sábado, 12, que vai esperar a definição do PSD para depois indicar o apoio ao candidato a presidente da República. Reiteradamente, ele tem dito que é aliado do atual presidente Jair Bolsonaro (PL), além da proximidade de outro presidenciável, o ex-juiz Sérgio Moro (Podemos), que é do Paraná. Ratinho Junior também terá de decidir sobre a vice-candidatura ao governo Estado e do apoio do seu grupo a um candidato ao Senado.

“Eu tenho que esperar meu partido. O PSD ainda não definiu ainda se terá ou não candidatura, o presidente (Gilberto) Kassab tem buscado viabilizar uma candidatura. Tem um convite estendido para o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, tem o ex-governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, um bom quadro inclusive. Tem o meu bom relacionamento com o presidente Bolsonaro. Tudo isto passa agora por este momento de organização”, disse.

Ratinho Junior argumenta que até dia 2 de abril será de organização internas dos partidos, que pode fechar o quadro das alianças e filiações. “Passou 2 de abril, começa a discussão de alianças tanto no âmbito nacional quanto no âmbito regional. Nós vamos cumprir estes cronogramas dispostos na lei eleitoral”;

Senado
Em relação aos candidatos, o governador repetiu que o Paraná tem um bom problema a ser resolvido. No encontro do PP, disse que o deputado Guto Silva, ex-chefe da Casa Civil, tem experiência como um “grande articulador”. “O Paraná está com bons nomes para o Senador. Claro que cada partido tem sua escolha sua preferência. O PP vem trabalhar o nome do Guto Silva. Meu partido (PSD) tem uns dois três nomes. Isto é uma construção que lá por junho, julho vai acontecer, para que a gente em conjunto possa decidir o melhor cenário “, completou.

Ratinho Junior terá que fazer uma reforma administrativa até 1º. Quatro secretários – Marcel Micheletto, Márcio Nunes, Ney Leprevost e Sandro Alex, retomam seus mandatos na Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados. O secretário de Saúde, Beto Preto (PSD) deve disputar o legislativo federal e o sub-chefe da Casa Civil, Ademir Bier (MDB), espera disputar novamente a Assembleia. O PL, MDB, PP e Republicanos querem ampliar espaços no governo estadual.

Na Assembleia Legislativa, o governador tem apoio de 16 partidos e de 44 dos 54 deputados. É nesse tabuleiro que Ratinho Junior terá que movimentar suas peças. Na base legislativa, os deputados já admitem que para evitar disputa e qualquer indicação de preferência, o vice-governador Darci Piana (PSD) vai continuar na chapa na disputa estadual.