Romanelli propõe emendas ao PL que autoriza desestatização da Ferroeste

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) adiantou nesta segunda-feira, 19, que vai apresentar emendas ao projeto de lei que autoriza a desestatização da Ferroeste. Romanelli coordenou reunião da Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicação da Assembleia Legislativa com representantes do setor produtivo, que tratou do tema da ferrovia.

Segundo Romanelli, é necessário que o texto estabeleça algumas condicionantes e obrigações ao futuro concessionário, para dar segurança aos usuários do modal. “Foi um esforço enorme construir a linha, para atender uma demanda da região Oeste, e não podemos correr o risco de uma desativação do ramal, por exemplo”, alertou.

Para ele, o projeto de lei tem um escopo bastante amplo, mas não especifica o que vai acontecer após a aprovação. “Entendo que é preciso mais clareza à lei”, disse, acrescentando que a questão das ferrovias é um debate amplo, que envolve a concessão da Malha Sul, que vence em 2027.

Romanelli destacou que o setor produtivo deveria ter sido chamado a discutir sobre o futuro da atual Ferroeste e da Nova Ferroeste, que é um projeto que está sendo construído há vários anos para oferecer uma nova opção de transporte de cargas até o Porto de Paranaguá. “A lógica não seria iniciar este debate no legislativo e sim concluí-lo com o projeto de lei, após ampla discussão com a sociedade”.