Rosa Maria é nome forte do MDB para deputada estadual

Pré-candidatura de Rosa Maria é aposta alta do partido para a eleição na Assembleia Legislativa do Paraná em 2 de outubro

O MDB lança nesta sexta-feira, 27, a partir das 19h no Hotel Golden Park Internacional, a pré-candidatura da psicóloga Rosa Maria Jeronymo Lima, ex-secretária de Saúde de Foz do Iguaçu. Rosa Maria deve disputar a Assembleia Legislativa no dia 2 de outubro. A servidora municipal faz parte do grupo de profissionais de saúde que ganharam visibilidade no combate à covid.

Da lista estão o médico Daniel Soranz (PSD), ex-secretário de Saúde do Rio de Janeiro; a enfermeira Márcia Huçulak (PSD), ex-secretária de Saúde de Curitiba; e o ex-secretário estadual de Saúde, Beto Preto (PSD).

Soranz e Márcia Huçulak vão disputar os legislativos estaduais do Rio de Janeiro e Paraná; e Beto Preto será candidato a deputado federal. “Os profissionais de saúde sempre se elegeram em bancadas expressivas nos legislativos estaduais e na Câmara dos Deputados. Agora, com a pandemia e o combate a covid, essa notoriedade e visibilidade se intensificaram, o que mostra que essas candidaturas são viáveis”, disse Luiz filho, especialista em marketing político que vai atuar numa campanha majoritária em Santa Catarina.

Candidata da saúde
A Assembleia Legislativa já tem dois deputados ligados à saúde: o farmacêutico Michele Caputo (PSDB) e o médico Dr. Batista (União Brasil). Na Câmara dos Deputados, o Paraná tem e engenheira civil Leandre Dal Pont (PSD) e o médico Luciano Ducci (PSB), ex-prefeito de Curitiba.

Rosa Maria é uma aposta alta do MDB e estará ao lado da ex-prefeita de Colombo, Beti Pavin; da vereadora de Curitiba, Noêmia Rocha; do ex-deputado Ademir Bier; e dos deputados Anibelli Neto e Nereu Moura. O MDB espera eleger de quatro a cinco cadeiras em outubro.

“Guerreira Rosa Maria siga em frente e escreva um bonita história dentro do MDB. Estarei sempre à disposição para todos os enfrentamentos que valham à pena”, disse o deputado Anibelli Neto, presidente estadual do partido. Anibelli acredita que a consolidação da candidatura da senadora Simone Tebet (MS) à presidência da República dará ainda mais visibilidades às candidatas emedebistas nos estados.

Protagonismo
Para a Câmara dos Deputados, o MDB aponta a reeleição dos deputados Hermes Frangão Parcianello e Sérgio Souza. O partido também espera que a vereadora de Foz do Iguaçu, Yasmin Hachem, confirma até junho sua candidatura ao legislativo federal.

“Rosa Maria fez um excelente trabalho na área da assistência social e integra grupo de profissionais de saúde que está na linha de frente de combate à covid. Ela é muito competente e reúne todas as condições de ser uma grande e importante representante de Foz do Iguaçu e região na Assembleia Legislativa pelo MDB, assim como a vereadora Yasmin Hachem, pré-candidata à Câmara dos Deputados”, disse o empresário Renato Adur, segundo vice-presidente do MDB do Paraná.

A pré-candidatura de Rosa Maria, segundo o presidente do diretório municipal, Licério Santos, representa a retomada do protagonismo político do MDB que começou com a filiação do ex-vice-prefeito Nilton Bobato (atual secretário municipal de Administração) e da eleição da vereadora Yasmin Hachem, 2,228 votos.

O MDB espera recuperar o protagonismo político na cidade. O partido elegeu dois prefeitos, Dobrandino da Silva (por duas vezes) e Sâmis da Silva, dois deputados estaduais (Sérgio Spada e Dobrandino da Silva) e dois federais (Sérgio Spada e Cláudio Rorato). A advogada Arialba Freire, como suplente, ocupou uma cadeira na Assembleia Legislativa. Dobrandino da Silva foi líder do governo Requião (entre 2005 e 2006) e presidente estadual do partido neste período.