Veja como ficaram os partidos políticos do Paraná após janela partidária

Mais da metade dos 54 deputados estaduais paranaenses (29 de 54) e 12 dos 30 deputados federais trocaram de partido durante a janela partidária encerrada às 23h59 da última sexta-feira. As mudanças de sigla, visando as eleições de outubro, alteraram significativamente a distribuição de forças políticas no estado e consagrou o PSD, do governador Carlos Massa Ratinho Junior, como o maior partido do Paraná. Informações do Tribuna do Paraná.

O partido filiou nada menos que três deputados federais e 12 deputados estaduais e, mesmo perdendo um parlamentar, chega a sete representantes na Câmara dos Deputados e incríveis 15 na Assembleia Legislativa.

Quem também fez muito bem o trabalho de recrutamento durante a janela partidária foi o PP. O partido presidido pela deputada estadual Maria Victória teve um saldo de mais dois deputados federais e três estaduais, chegando a quatro parlamentares em Brasília e seis no centro cívico de Curitiba.

Mesmo ganhando apenas um deputado estadual no período, o PT torna-se o partido com a terceira maior bancada: três deputados federais e cinco estaduais, beneficiado por debandadas em partidos como o PSB, o PSC e o União Brasil. Empatado com o PT do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está justamente o PL, do presidente Jair Bolsonaro, com exatamente o mesmo número de parlamentares. O partido ganhou três deputados estaduais.

O partido que mais sofreu na janela foi o PSB, que perdeu seus cinco deputados estaduais e um deputado federal, ficando com apenas um parlamentar na Câmara dos Deputados. O PSC perdeu cinco parlamentares, ficando com apenas um deputado estadual e o PV perdeu seus quatro parlamentares, mas filiou um novo deputado federal. PTB e Patriota perderam seus dois deputados (um estadual e um federal cada) e ficaram sem representação no parlamento. O Podemos também não tem mais nenhum deputado, mas mantém seus três senadores.