“Com o início das aulas é ainda mais importante manter o esquema vacinal em dia” alerta Beto Preto

Menos de um mês após iniciar a aplicação no público com idade entre 5 e 11 anos, 253.140 crianças paranaenses já foram vacinadas contra a Covid-19. O Estado é o terceiro no País que mais atendeu o público infantil, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais, que são bem mais populosos. Ao todo, já foram aplicadas 253.600 doses dos imunizantes nas crianças. O número pode ser maior porque o Vacinômetro nacional ainda apresenta algumas inconsistências.

Em média, cerca de 9 mil doses foram aplicadas por dia nesse grupo desde o início da imunização infantil, que começou no dia 15 de janeiro. De acordo com o Ministério da Saúde, a previsão é que 1,07 milhão de crianças entre 5 e 11 anos sejam vacinadas no Paraná. Isso significa que, com as doses administradas até agora, quase um quarto do público já começou a ser imunizado.

Estão sendo utilizadas, para esse grupo, os imunizantes da Pfizer/Biontech e do Burtatan/Sinovac.“É fundamental que os pais ou responsáveis levem seus filhos para vacinar. Temos uma vacina segura, que se tornou nossa principal arma contra a Covid-19. As crianças também estão vulneráveis à doença, e quanto mais públicos imunizados, há menos circulação de vírus nos ambientes”, afirmou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto. “Com o início das aulas é ainda mais importante manter o esquema vacinal em dia, para não colocar outras crianças ou os professores em risco”, disse. 

Foto: Geraldo Bubniak/AEN