Conselho de Enfermagem do Paraná tem eleição neste domingo

Chapa Tempo de Avançar propõe um trabalho de valorização e ampliação da representatividade dos profissionais de enfermagem

O Conselho Regional de Enfermagem do Paraná elege sua  nova diretoria neste domingo, 8. Os 108 mil profissionais da enfermagem inscritos no Conren-PR vão eleger o novo Plenário da autarquia para o Quadro 1 composto de Enfermeiras e Enfermeiros e os Quadros 2 e 3 integrados por Técnicas e Técnicos de Enfermagem e Auxiliares de Enfermagem. As eleições acontecem em todo o país, via internet, com organização do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

O processo começa às 8h e estão aptos a votar todos os inscritos adimplentes e com cadastro eleitoral realizado no site do Cofen (votaenfermagem.org.br), que gera uma senha para que o eleitor participe nas 24 horas da votação: das 8h do dia 8 até as 8h de 9 de novembro.

Paraná – A Chapa1 apresenta como principal proposta a valorização do profissional da enfermagem. Maria Goretti David Lopes, enfermeira formada na Universidade Estadual de Londrina há 35 anos e integrante da Chapa 1, sabe das mudanças estruturais que já foram realizadas ao “colocar a casa em dia”.

“O Coren Paraná está de sede nova; as subseções estão estruturadas para receber o inscrito com dignidade, e agora, entre nossos propósitos está o de ampliar a rede de serviços e benefícios para os inscritos do Coren em todo estado, na perspectiva de atenção e proteção aos trabalhadores da Enfermagem”, diz Maria Goretti.

Como parte também da valorização da categoria, a Chapa 1 Tempo de Avançar propõe o aprimoramento do modelo de fiscalização, visando garantir resolutividade no cumprimento da missão do Coren.

Outro ponto destacado pelos integrantes da Chapa 1 é o de dar visibilidade aos trabalhadores da área por meio do conhecimento técnico-científico, do dimensionamento adequado de pessoal e da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) nos serviços de saúde. Lembrando que a SAE é uma ferramenta que respalda todas as ações realizadas no ambiente do trabalho profissional.

Perfil – “A base de todas as nossas propostas é o de fazer uma gestão sempre apoiada na transparência, participação e ética”, disse a integrante da Chapa 1 Tempo de Avançar.

Maria Goretti David Lopes é servidora pública há 35 anos e hoje ocupa o cargo de Diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa). Neste cargo dirige todas as ações estaduais ligadas à Atenção, Promoção da Saúde e Vigilância Epidemiológica, Sanitária e Ambiental, coordenando ainda o COE -Centro de Operações em Emergências em Saúde Pública da Sesa, ativado para atender e definir as respostas de enfrentamento da Covid-19 no Paraná.

A enfermeira Maria Goretti é especialista em Desenvolvimento de Recurso Humanos para a Saúde, foi presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Paraná, diretora de saúde da prefeitura de Foz do Iguaçu, duas vezes presidente da ABEn Nacional, representante do Brasil na Assembleia Mundial da Saúde da OMS, militante do Movimento de Mulheres, conselheira e presidente do Conselho Estadual de Saúde e integrante do Conselho Nacional de saúde. Já atuou na Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba onde participou da execução de projetos premiados como o Saúde da Família, Mãe Curitibana e Alfabetizando com Saúde, sendo ainda vereadora em Curitiba e diretora executiva do Coren/PR (2015 a 2018).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *