Michele Caputo divulga campanha sobre distrofia muscular

O deputado Michele Caputo (PSDB) divulgou nesta sexta-feira, 17, um vídeo nas redes sociais em apoio à campanha Setembro Verde, “Eu apoio neste mês de setembro a campanha de conscientização das distrofias musculares. A Assembleia Legislativa estará verde durante todo esse período. É importantíssimo trabalharmos na conscientização, discutir o diagnóstico precoce e garantir todo o acesso e tratamento a essas pessoas”, disse.

“O verde simboliza a luta das pessoas com distrofia muscular e setembro é o mês escolhido nacional e internacionalmente para ações de visibilidade à causa”, completa.

As distrofias são um grupo de distúrbios musculares hereditários nos quais um ou mais genes necessários para uma estrutura e um funcionamento muscular normais sofrem mutação, resultando em fraqueza muscular com vários níveis de gravidade. São mais de 30 tipos.

Estima-se que mais de 104 mil pessoas no Brasil sofrem com algum tipo de distrofia. “Assim como as demais doenças raras, as distrofias musculares precisam de políticas públicas, mas a informação e a conscientização são essenciais para uma melhor qualidade de vida dos pacientes.”.

A campanha, segundo o deputado, mobiliza ainda por mais informações para aumento de diagnóstico precoce. Atualmente, é possível realizar um exame de sangue para análise do DNA que permite determinar, com até 70% de certeza, o tipo de distrofia. Embora não haja cura, é possível melhorar a qualidade de vida e diminuir a velocidade da progressão da doença com tratamento realizado por equipe multiprofissional.