Paraná ultrapassa Rio Grande do Sul em número de doses recebidas

Desde o início da vacinação contra a Covid-19 no Brasil, o Paraná recebeu 5.295.190 doses de vacinas encaminhadas pelo Ministério da Saúde. Ao mesmo tempo em que recebeu mais doses que Santa Catarina (3,22 milhões), recebeu menos que o Rio Grande do Sul (6,36 milhões).

Mesmo o Paraná sendo o maior dos três estados, recebeu menos doses do que Rio Grande do Sul. A explicação está na divisão da população entre os grupos prioritários estabelecidos nos planos de vacinação. Como a imunização se dá em etapas, recebe mais doses aquele Estado que possui mais pessoas do público-alvo daquele momento – só idosos, o RS tem 361 mil a mais que o PR, situação que se repete no número de profissionais de saúde, cuja diferença é de 104 mil.

Esse fato veio à tona novamente agora, quando o Ministério da Saúde encaminhou a 22ª remessa, com a qual o Paraná finalmente ultrapassa o Rio Grande do Sul em número de doses recebidas. Desta feita, estão chegando a todo o Paraná, entre hoje e amanhã, 360.250 doses da AstraZeneca, destinadas a boa parte do grupo de comorbidades, aos trabalhadores do ensino básico e às comunidades tradicionais ribeirinhas, e mais 37.440 da Pfizer, destinadas a pessoas com comorbidades, com deficiência permanente e trabalhadores do transporte aéreo.

(Foto: Gilson Abreu/AENPR)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *