Santa Terezinha de Itaipu adere ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN)

A adesão ao sistema habilita o município a receber recursos voltados à segurança alimentar

O município de Santa Terezinha de Itaipu aderiu ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN). O termo de pactuação foi assinado pela prefeita Karla Galende e pelo secretário de Agropecuária e Meio Ambiente, Paulo Ruppenthal, na manhã desta quinta-feira, 25, durante reunião com o Chefe Regional do Núcleo da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento – SEAB, Manuel Marcio Chaves e com o servidor da secretaria, João Maria dos Santos Neto.

A adesão ao Sisan proporciona uma série de benefícios ao município, como a viabilização de programas e ações de segurança alimentar e nutricional de forma integrada e intersetorial em nível local, o apoio técnico e político para a execução e aperfeiçoamento da gestão, a maior participação da sociedade civil na formulação e implementação de políticas, a promoção de ações de educação permanente, entre outros.

Além disso, o termo de adesão vai contribuir ainda mais para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que já é uma realidade no município. “O sistema vai fomentar a compra alimentos produzidos pela agricultura familiar no município e que são destinados às entidades como a Pestalozzi, Meu Cantinho e Acaresti. Com isso, vamos promover o acesso a alimentação e incentivar a agricultura familiar”, disse o secretário de Agropecuária e Meio Ambiente, Paulo Ruppenthal.

“Assinamos o termo de adesão ao SISAN, para garantir alimentação saudável, acessível, de qualidade e em quantidade suficiente para população em situação de vulnerabilidade social”, destacou a prefeita Karla Galende.

Os recursos do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) são encaminhados pelo do Governo do Estado do Paraná.