Santas casas e hospitais filantrópicos terão auxílio de R$ 2 bilhões

O deputado Michele Caputo (PSDB) destacou nesta quinta-feira (22) a aprovação do Senado ao projeto de lei que estabelece auxílio emergencial de até R$ 2 bilhões para santas casas e hospitais filantrópicos que fazem parte da rede do SUS (Sistema Único de Saúde). A proposta segue agora para a Câmara dos Deputados.

“A aprovação desse auxílio é um alento para a rede hospitalar complementar aos hospitais públicos, que foram determinantes para o sucesso do combate da pandemia. Sem o apoio dos hospitais filantrópicos, o país não teria condições de atender a demanda de leitos de UTI, cirurgias, transplantes, e também na promoção da saúde materno-infantil”, disse.

De acordo com o deputado, a proposta é similar ao programa HospSUS, implantado pela Secretaria Estadual de Saúde entre 2011 e 2018, e agora se tornou política pública de Estado depois da aprovação de projeto do deputado pela Assembleia Legislativa. “A constitucionalização do HospSUS é uma prova do compromisso com os hospitais filantrópicos, permitindo investimentos frequentes em obras e na compra de equipamentos e qualificação das redes de urgência e emergência”, afirmou.

Agora o projeto no campo nacional segue para votação da Câmara de Deputados antes de seguir para sanção presidencial. “Eu reafirmo a todos os deputados federais, principalmente a bancada paranaense, a importância de aprovar este projeto com máxima urgência. Os hospitais e santas casas estão na linha de frente no combate à pandemia, portanto trata-se de além de fazer justiça, um apoio significativo aos parceiros do SUS”, disse.