Aberta as inscrições para projetos bilaterais de inovação e pesquisa entre Brasil e República Tcheca

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) e com a Agência de Tecnologia da República Tcheca (TAČR) estão em busca de empresas do Brasil e República Tcheca.

O obejtivo é estimular projetos bilaterais de pesquisa, desenvolvimento e inovação que promovam a transferência tecnológica em áreas ligadas à energia a partir de hidrogênio, mobilidade e logística, reciclagem e gestão de resíduos e inteligência artificial. O edital está aberto a empresas de todos os portes.

O superintendente de Negócios Internacionais do SENAI, Frederico Lamego, ressalta que essa iniciativa reforça a ideia de integrar a rede de inovação do Brasil com a da República Tcheca.

“Além de ser mais um passo para internacionalizar as redes dos Institutos SENAI de Inovação, tornamos a indústria brasileira mais competitiva com essa ponte tecnológica”, pondera.

As propostas devem demonstrar valor agregado resultante da cooperação entre os participantes do Brasil e da República Tcheca, tais como maior base de conhecimentos, necessidades comerciais, acesso à infraestrutura de P&D e novos campos de aplicação.

Como participar

Plataforma Inovação para a Indústria está aberta à participação de empresas do setor industrial de todos os tamanhos, inclusive startups de base tecnológica. Para participar, é necessário enviar a ideia pela Plataforma, seguindo normas e cronogramas específicos de cada categoria.

As regras do edital definem também que só serão aceitos projetos que tenham a participação de empresas das duas nações, de Institutos SENAI de Inovação credenciados pela EMBRAPII e de instituições de ensino e de pesquisa da República Tcheca ligadas à inovação. As propostas devem ser entregues em português e em inglês até o dia 14 de julho de 2021.

Acesse o regulamento

A Plataforma Inovação para a Indústria é uma iniciativa do Sistema Indústria para financiar o desenvolvimento de produtos, processos ou serviços inovadores, com o objetivo de aumentar a produtividade e a competitividade da indústria brasileira, além de promover a otimização da segurança e saúde na indústria.

Criada em 2004 como Edital SENAI SESI de Inovação, a iniciativa já selecionou mais de mil projetos inovadores, nos quais foram investidos mais de R$ 817 milhões. As propostas escolhidas recebem recursos e apoio para desenvolvimento de uma prova de conceito, passando por processos de validação, de protótipo e de teste na rede de inovação e tecnologia do SENAI.

Agência CNI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *