UEL define formato do Vestibular 2026 com mudanças para cursos mais concorridos
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) divulgou as regras para o Vestibular 2026, que será realizado em duas fases nos dias 26 e 27 de outubro. Candidatos de 12 cursos mais concorridos, como Medicina, Direito, Psicologia e Ciência da Computação, farão a Prova de Conhecimentos Específicos no segundo dia, composta por nove questões discursivas e duração de três horas. Os demais cursos terão prova apenas no primeiro dia, com 60 questões objetivas de disciplinas do Ensino Médio e uma redação.
A mudança busca tornar o processo mais objetivo e equilibrado, mantendo a exigência para cursos com alta concorrência e facilitando a logística para os demais. O novo formato também altera o peso das provas na composição da nota final: para os cursos com prova em dois dias, os conhecimentos específicos representarão 40% da nota; já nos cursos com prova apenas no primeiro dia, a redação terá peso de 40% e as questões objetivas, 60%. Zerar a redação eliminará o candidato em qualquer situação.
Outras alterações incluem a antecipação da Prova de Habilidades Específicas (PHE) para o curso de Música, que será aplicada em 14 de setembro. As inscrições para o vestibular abrem em 1º de julho e vão até 14 de agosto. Todas as etapas do processo seletivo serão realizadas exclusivamente em Londrina. A coordenadora da Cops, Sandra Garcia, destacou que o modelo mais enxuto exige preparo dos candidatos em todas as disciplinas do Ensino Médio, principalmente para o primeiro dia de prova.
