Coluna ADI 23/10/2024

Empresas do Paraná
Na cerimônia de premiação das cem maiores empresas do Paraná o destaque foi para as 20 maiores empresas do Estado, dez são cooperativas de produção, conforme pesquisa e publicação do Grupo Amanhã e PwC Brasil. As cem maiores empresas do Paraná em 2023 venderam tanto quanto no exercício anterior, trazendo para o caixa R$ 367 bilhões. A maior receita líquida entre as Top-100 paranaenses é da Coamo, a número 2 na lista e a maior cooperativa da América Latina.

Especial de Natal
A programação especial de passeios turísticos com temas natalinos já começou no Paraná. Uma das opções em destaque é o Expresso de Natal, em que passageiros embarcam na Maria Fumaça, uma das locomotivas a vapor mais antigas em funcionamento do Estado, e percorrem um trajeto com duração aproximada de 2 horas, entre os municípios de Morretes e Antonina.

Especial de Natal II
As viagens especiais de Natal na Maria Fumaça acontecem durante oito dias do mês de dezembro, com início sempre no município de Morretes e término em Antonina. O passeio, conta, ainda com uma parada ao longo do trajeto, na Chácara Bonita, onde é possível visitar o Museu de Antiguidades. Confira as datas do mês de dezembro neste link: https://passeiosdetrem.com.br.

Trabalhadores temporários
Sondagem realizada pela Fecomércio PR e Sebrae/PR sinaliza que 20,3% das empresas paranaenses pretendem contratar trabalhadores temporários para atender à demanda sazonal de Natal e festividades de encerramento do ano. Esse percentual é superior ao registrado no ano passado, quando 15% das empresas planejavam contratar temporários, e está no melhor patamar desde 2021.

CineSesc
O projeto Mostra Itinerante de Cinema ao Ar Livre, realizado pelo Sesc PR, traz uma nova forma de acesso à cultura para a comunidade. Entre os meses de outubro e dezembro de 2024, diversas cidades do Norte Pioneiro serão contempladas com sessões de cinema gratuitas, a partir das 19h.  Serão exibidos filmes nacionais e internacionais do acervo do CineSesc, com classificação livre.

Cidades
No dia 25/10 em Siqueira Campos, na Praça Central. No dia 07/11, em Jacarezinho, no Cras da Vila São Pedro. No dia 08/11, em Londrina, no bairro Aeroporto. No dia 11/11, em Tomazina, na Escola Ademar Haruo Ishii. Dia 18/11, em Cambará, na Praça Central. Dia 25/11, em Tomazina, na Praça Central. No dia 12/12, em Jundiaí do Sul, na Praça Central. Dia  22/12, em Figueira, na Praça Central.

Voto obrigatório
Jovens de Curitiba, Londrina e Ponta Grossa que completarem 18 anos entre 1º e 2º turno terão voto obrigatório neste domingo (27). Lembrando que a pessoa que não cumprir essa regra fica sujeita ao pagamento de multa e impedida de realizar alguns atos oficiais, como: inscrever-se em concursos públicos; receber remuneração de cargos públicos; participar de licitações públicas; obter passaporte e carteira de identidade e renovar matrícula em instituições de ensino oficial.

Clima
Um ciclone extratropical potencialmente perigoso passará pelo Sul do Brasil esta semana, segundo a empresa de meteorologia Climatempo. São esperadas tempestades e ventos fortes na quinta-feira, 24, em todos os Estados do Sul – especialmente no Rio Grande do Sul.

Encontro
O Sistema Faep reuniu na última semana centenas de colaboradores de sindicatos rurais, de todas as regiões do Paraná, para o 2º Encontro Estadual de Gestores e Mobilizadores. O evento contou com 214 participantes de 129 sindicatos rurais, que vivenciam uma imersão no universo sindical, com uma programação planejada especialmente para este público.

Multada
O Ministério Público Federal (MPF) pediu a cobrança da multa de R$ 222 milhões na Viapar, antiga concessionária do pedágio de Arapongas, no norte do Paraná, pela empresa não ter construído um contorno na cidade. A obra estava prevista no contrato de concessão, que terminou em 2021. Pelo projeto, ela teria 10 quilômetros de extensão, com pistas duplas e seis viadutos, o que ajudaria a desafogar o tráfego no trecho da BR-369.

Foi grave
Lula afirmou que o acidente doméstico  foi “grave” e que os médicos precisam de mais alguns dias para concluir “qual foi o estrago” causado pela batida. O presidente disse, porém, que a queda “não afetou nenhuma parte mais delicada” do corpo. Provavelmente ainda nesta semana, o petista será submetido a novos exames médicos para monitorar a lesão na cabeça, confirmou a Secom.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com