Coluna ADI 26/01/2021

A Faep realizou pela primeira vez na sua história uma Assembleia Geral online. A videoconferência reelegeu a diretoria 2021/2023. (Foto: crédito/assessoria)

Assembleia Faep
A Faep realizou pela primeira vez na sua história uma Assembleia Geral online. A videoconferência realizada nesta segunda-feira, 25, contou com a participação de centenas de lideranças rurais. A  cerimônia começou com um minuto de silêncio em homenagem às lideranças rurais e também às pessoas que morreram vítimas da covid-19. Em seguida houve a prestação de contas e a eleição da diretoria 2021/2023 da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep). 

Diretoria Faep
A Faep reelegeu a diretoria 2021/2023. Veja a composição da chapa eleita: Presidente: Ágide Meneguette, Vice-Presidentes: Guerino Guandalini, Francisco Carlos do Nascimento, Oradi Francisco Caldato, Nelson Natalino Paludo, Nery José Thome, Valdemar da Silva Melato. Diretor Secretário: Livaldo Gemin, 2º Diretor Secretário: Mar Sakashita. Diretor Financeiro: Paulo José Buso Junior, 2º Diretor Financeiro: Ivo Pierin Júnior. Suplentes: Lisiane Rocha Czech, Gustavo Ribas Netto, Anton Gora, Edson Dornellas, Ivonir Lodi, Celso Stedile, Mesaque Kecot Veres, Ricardo de Aguiar Wolter, Lourival Roberto da Silva Goes, José Mendonça e Paulo Ricardo da Nova.

Energia renovável
O secretário Estadual de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes, também participou da reunião da Faep e apresentou o programa Descomplica Energia Renovável. “O Paraná será o maior gerador de energia sustentável do país. Os nossos ciclos agropecuário e industrial vão ser mais fortes e mais robustos. Essa energia vai alavancar tudo isso”, afirmou Nunes.

Produção de O2
O Hospital localizado em São Miguel do Iguaçu, Madre de Dio,  é a unidade hospitalar pioneira na fabricação do seu próprio oxigênio hospitalar. A usina instalada no hospital produz cerca de 30 m³ de oxigênio por hora, o que corresponde a mais de 700 m³ por dia, fornecendo autonomia no abastecimento da unidade. A produção acontece desde a inauguração do hospital, em 2017. “Essa autonomia faz diferença em momentos de crise como o que estamos vivendo”, ressalta o diretor Hospitalar, Rodrigo Fauth.

Agro exportação
O deputado federal Fernando Giacobo (PL) destacou o aumento das exportações do agronegócio paranaense que chegou a 3,98% em 2020. “O agronegócio se tornou nos últimos uma das principais atividades econômicas do país e responsável pelo superávit da balança comercial brasileira.No Paraná já é a principal atividade no interior que tem nas cooperativas e dos produtores a força motriz do estado”, disse. No ranking dos estados que mais exportaram produtos agropecuários estão Mato Grosso, São Paulo e Paraná.

Volta às aulas
O governador Ratinho Junior (PSD) afirmou que no primeiro semestre de 2021, mais de R$ 50 milhões serão investidos na aquisição de produtos alimentícios convencionais para as escolas. O governo anunciou que pretende retomar no dia 18 de fevereiro as aulas presenciais na rede pública estadual, de modo híbrido. O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) será o responsável em contratar agricultores familiares para o fornecimento dos alimentos às escolas, o governo prevê investimento de aproximadamente R$ 75 milhões para contratação.

Alta contaminação
Dados da Fundação Municipal de Saúde (FMS) apontam que a cada 10 pessoas testadas com suspeita de covid-19 em Ponta Grossa, pelo menos duas têm resultado positivo para covid19. Desde o início da pandemia, o município já realizou 73.864 testes de covid, 16.492 diagnosticaram positivo para o vírus, o que equivale a pouco mais de 22%. Segundo a Sesa, Ponta Grossa é o município com maior número de testes aguardando análise, total de 2.719 à espera de diagnóstico. 

Bom e barato
O transporte coletivo de Curitiba perdeu cerca de 62% dos passageiros em 2020, faz alguns anos que o transporte público da capital vem perdendo seus passageiros, milhões de ano a ano. A pandemia acentuou a crise no transporte coletivo curitibano. Além do medo da transmissão do vírus em ônibus lotados, um outro fator que tem implicado diretamente na redução do número de passageiros no transporte coletivo, é o aumento de aplicativos de transporte. As alternativas no transporte tem se diversificado e a concorrência implicou também em menor preço, com isso os ônibus deixam de ser a alternativa mais rentável.

Orçamento 2021
O ano de 2021 começa sem a aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA). O Congresso aprovou em dezembro a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), e com ela uma previsão dos passos que o governo pode dar antes da aprovação final do orçamento. O texto da LDO estipula que o governo federal só poderá gastar, até a aprovação do orçamento de 2021, o referente a 1/12 avos do orçamento previsto. Na prática, impede o repasse de verbas para investimento em infraestrutura, dentre outras áreas.

Estatais
O presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Júnior, renunciou ao cargo . Segundo a empresa, a saída tem base em “motivos pessoais”. A mudança, contudo, acontece dias após o candidato favorito à presidência do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM), colocar em dúvida a privatização da estatal, que está no plano de desestatização do governo federal. Já no Banco do Brasil, André Brandão segue na presidência.

Doses prontas
A Fiocruz negocia com o laboratório AstraZeneca a compra de mais 15 milhões de doses prontas da vacina de Oxford contra a Covid-19. A decisão foi tomada com o objetivo de iniciar a imunização antes da chegada dos insumos para a fabricação nacional. No último fim de semana foi distribuído, entre os estados, as 2 milhões de doses vindas da Índia. O Paraná recebeu 86,5 mil unidades.

Tratamento experimental 
Israel é o país que lidera a cobertura de vacinação contra a Covid-19, com quase 40% da população contemplada. Indicativos mostram uma queda de 60% nas hospitalizações de idosos desde o início da campanha, há cerca de três semanas. Já na Alemanha, o governo pretende adotar o tratamento experimental usado pelo ex-presidente dos EUA Donald Trump. A terapia é baseada em anticorpos desenvolvidos em laboratório.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *