A Casa do Povo tem que ir ao encontro do povo

Alexandre Curi

Há um ano, começamos, por Londrina um dos programas mais empolgantes dessa atual Legislatura da Assembleia Legislativa do Paraná: A Assembleia Itinerante. Desde então, já realizamos 10 sessões deste projeto, que leva os deputados estaduais e toda a estrutura da Assembleia para as diferentes regiões do estado. Durante dois ou três dias, a sede do Poder Legislativo deixa o Centro Cívico de Curitiba e passa a ser em algum dos outros 398 municípios do estado.

Nesta passagem pelo interior, os deputados ficam à disposição das lideranças locais, da sociedade civil organizada e de qualquer cidadão paranaense que queira conversar, cobrar, dar ideias a seus representantes parlamentares. Realizamos, também, uma sessão oficial da Assembleia na cidade e homenageamos personalidades locais que contribuíram para o desenvolvimento do nosso Paraná.

A mais recente edição, no final de janeiro, ocorreu em Arapongas, no Norte do Estado, durante a Movelpar Home Show 2024. Na ocasião, pudemos homenagear os empresários do setor moveleiro da região, que empregam mais de 19 mil pessoas e são responsáveis por 10% de toda a produção nacional de móveis, o que fez a cidade ser reconhecida como Capital Moveleira Nacional. Sempre digo que receber uma homenagem da Assembleia Legislativa é ser reconhecido pelo povo do Paraná, pois os deputados são seus legítimos representantes. E o povo do Paraná, sem dúvidas, aplaude o importante trabalho da indústria de móveis da região, que leva o nome do Paraná, com excelência, para todos os cantos do país e, também, ao exterior.

Nestas 10 edições, recebemos mais de 3 mil sugestões e reivindicações nas cidades por onde passamos (Londrina, Maringá, Paranaguá, Castro, Ponta Grossa, Irati, Fazenda Rio Grande, Santo Antônio da Platina, Dois Vizinhos e Arapongas). Estamos respondendo uma a uma, e dando o encaminhamento adequado às consideradas viáveis. Muitas já viraram emendas ao Plano Plurianual e ao Orçamento do estado, algumas basearam novos projetos de lei e outras estão sendo encaminhadas para o Poder Executivo.

Uma situação emblemática, que simboliza o espírito da Assembleia Iitinerante, ocorreu em Santo Antônio da Platina. Alunos do Colégio Estadual Tiradentes visitaram o estande da Assembleia na EFAPI e deixaram, na urna que é disponibilizada à população, diversos pedidos para que se viabilizasse a cobertura da quadra esportiva da escola, para permitir a realização de atividades físicas mesmo nos dias de chuva. Um dos alunos, inclusive, desenhou a escola e a quadra. A reivindicação, que dificilmente chegaria aos gabinetes em Curitiba, sensibilizou os deputados, que emendaram o Orçamento e garantiram recursos para a obra já neste ano de 2024.

Se a Assembleia Legislativa é a Casa do Povo, ela precisa ir ao encontro do povo.

Artigo originalmente publicando no jornal Paraná Norte