Agências do Trabalhador do Paraná encaminhou mais de 150 mil pessoas em 2023

O Paraná colocou 151.454 pessoas em vagas de emprego via Agências do Trabalhador ao longo de 2023. Os números são do sistema Sine, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). São quase 30 mil a mais do que as colocações de 2022, que terminou com 122.083 intermediações. O crescimento foi de 24%. O desempenho também é 38% superior a 2021, com 109.482 carteiras assinadas.

Com a rede de Agências do Trabalhador mais eficiente do País, o Paraná também segue em primeiro lugar no ranking nacional de empregabilidade via Sine. São Paulo e Ceará aparecem na sequência.

Para o secretário de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes, o desempenho do Paraná em intermediação de mão de obra foi muito relevante ao longo do ano. “Havia, até o início do segundo semestre, a expectativa de 150 mil encaixes de trabalhadores pela rede Sine até o fim do mês de dezembro. Com o resultado obtido ainda nos primeiros dias de dezembro, ampliamos nossa meta para mais de 155 mil colocações”, afirmou.

Ele também lembrou que o Paraná foi o primeiro estado do Brasil a implantar o sistema digital de intermediação de mão de obra em suas Agências do Trabalhador. O novo modelo, desenvolvido pelo MTE, colaborou com a colocação de 10.209 pessoas em postos de trabalho em apenas dez dias úteis do mês de novembro, média de mil por dia. O Estado foi escolhido pelo desempenho do Sine estadual.

Foto: José Fernando Ogura/Arquivo AEN