AGRONEGÓCIO DE TOLEDO GANHA REFORÇO COM A INAUGURAÇÃO DO HABITAT SENAI AGRO

A Prefeitura de Toledo esteve representada pelo prefeito Beto Lunitti e o secretário do Agronegócio, Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Diego Bonaldo, participou, na quarta-feira (21), na inauguração do Habitat Senai Agro. A iniciativa é do Sistema Fiep em parceria com o Sistema Ocepar e visa fomentar a inovação na indústria, possibilitando a conexão entre empresas do agronegócio e os Institutos Senai de Tecnologia e Inovação, Hub de Inteligência artificial do Senai Paraná e startups. O espaço conta com infraestrutura personalizada para as cooperativas, coworking, auditório e salas para reuniões.

Com a nova estrutura será possível ampliar o desenvolvimento de projetos inovadores, estimulando a produtividade, o crescimento econômico e a sustentabilidade por meio de novas tecnologias. A parceria dá seus primeiros passos por meio do atendimento às cooperativas Coopavel, Copagril, Copacol, C.Vale, Frimesa, Lar e Primato, todas sediadas no oeste paranaense, com foco na Inserção em Ecossistema de Inovação, conduzida pela unidade de negócios Habitat Senai e em parceria com a Ocepar.

Conforme o presidente do Sistema Fiep, Carlos Valter Martins Pedro, a região oeste do Paraná é extremamente importante em termos de produção, não somente na agroindústria, mas em todo o seu contexto. “Nós do Sistema Fiep estamos fortalecendo a nossa relação com a Ocepar e as cooperativas do oeste, no sentido de aprimorar tecnologia, treinamentos e qualificações. Estamos fazendo uma remodelação em apoio à tecnologia em nossos Institutos Senai de Tecnologia e Inovação, pois isso só faz sentido se chegar em forma de serviço até a nossa indústria. Precisamos que a competitividade e produtividade se tornem constantes e isso nós só conseguimos por meio da inovação”, disse.

A estrutura é a primeira neste segmento no Paraná. “Estamos inaugurando esse espaço, pois aqui em Toledo já existe um ecossistema de inovação extremamente fortalecido. Tudo isso foi pensado, com base em um movimento que já vem da região, que já olhava para as oportunidades existentes”, enfatizou a superintendente Sesi, IEL e diretora regional do Senai Paraná na Fiep, Fabiane Franciscone.

Hoje, conforme enfatizou o prefeito Beto Lunitti, Toledo é o maior produtor de alimentos do Paraná, título conquistado pelo 9º ano consecutivo. Este dado é referendado pela Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab), por meio do Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP). Na safra 2020/2021 foi de R$ 4,3 bilhões. “Estamos em um território de inovação. Só temos a agradecer esta iniciativa de mais espaços que promovam os avanços necessários. Conquistamos, há poucos dias, a vinda da Embrapa para nosso município. Temos também o Biopark. Somos o maior produtor de proteína animal do nosso estado, além de responsáveis por produzir 5% de toda a ração processada no Brasil, e queremos continuar avançando, aumentando nossa produção e isso só será possível com muita tecnologia aplicada ao agro. Toledo se sente honrado em contar com mais uma estrutura com este foco”, concluiu Lunitti, agradecendo também a presença de diversas lideranças, entre elas o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, e da Primato, Anderson Sabadin.