Alguns dos principais pesquisadores do mundo são professores da UEPG

Os professores Alessandra Reis e Alessandro Loguercio, do departamento de Odontologia, e o professor Giuliano La Guardia, do departamento de Matemática, estão entre os principais pesquisadores das suas áreas, conforme ranking produzido pela empresa britânica Mendeley. No ranking, estão 853 pesquisadores brasileiros, 31 no Paraná.

O ranking classifica pesquisadores através da frequência de citações padronizadas, registradas na base de dados Scopus. A lista, segmentada por 22 áreas e 176 subáreas de conhecimento, reúne 2% dos pesquisadores mais citados em suas áreas conforme média de carreira (tabela S6) e conforme o último ano (tabela S7).

Reis e Loguercio, de Odontologia, figuram em ambas tabelas, enquanto La Guardia, de Matemática, está presente na tabela S7. Todos já estiveram presentes do ranking anteriormente e são bolsistas-produtividade do CNPq. O resultado do ranking foi apresentado no artigo “Updated science-wide author databases of standardized citation indicators”.

“Eu não esperava figurar entre os 2% melhores pesquisadores do mundo na minha área de pesquisa em 2019, tampouco ser um dos três professores da UEPG na lista”, expressa La Guardia. “Fiquei muito surpreso e, ao mesmo tempo, muito feliz ao saber da notícia. Esta conquista contribuiu imensamente para aumentar a paixão que tenho pelo trabalho científico e proporciona uma oportunidade para divulgação e projeção da UEPG, do departamento e dos cursos de Matemática”, adiciona La Guardia, que também é coordenador do bacharelado em Matemática Aplicada.

Reis recebeu o resultado do ranking com muita alegria e comemorou a posição do curso de Odontologia da UEPG. “É um enorme reconhecimento, mas ao mesmo tempo é a percepção de que tem valido a pena toda uma vida dedicada à pesquisa!”, avalia Loguercio. “É importante deixar claro que não é somente um reconhecimento individual e profissional”, adiciona Reis.

aRede/Foto: Aline Jasper

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *