Atunorpi mapeia e divulga atrações turísticas do Norte Pioneiro

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) destacou nesta sexta-feira, 19, a consolidação das três rotas turísticas do Norte Pioneiro que já se expandem em outros atrativos em regiões como o Norte e Noroeste. “O turismo vem entusiasmando e os investimentos se estendem ou ampliam as rotas do rosário, água doce e do café. Hoje, temos uma série de empreendimentos em construção como o Portal Ilha do Sol, o Hard Rock Café, Daj Resort, Tayaya Resort e Morro dos Anjos. Esses e outros empreendimentos equivalem a mais de R$ 600 milhões em investimentos”, disse Romanelli.

A Atunorpi (Associação Turística do Norte Pioneiro), entidade que reúne 18 cidades, mapeou os atrativos das três rotas que podem ser ampliadas com a rota do cicloturismo, as festas religiosas (Bom Jesus da Cana Verde, São Miguel Arcanjo), as exposições e festas populares (Efapi, Agrofest Frutfest) e deve se estender até o Corredor das Águas.

“São regiões de atrações e belezas incomparáveis para o turismo natural, para todos os tipos de esporte (náutico, pesca, radical, ertc), para o agroturismo (produção de café) e uma grande rota de peregrinação religiosa. As regiões estão bem preparadas nas partes da estrutura (hotéis e serviços) e infraestrutura aérea e rodoviária”, completou.

A primeira área de interesse turístico, segundo a Atunorpi, é a Angra Doce, criada em torno do reservatório de água da usina hidrelétrica de Xavante. A Rota do Café busca promover o turismo rural e a cultura cafeicultora da região. Já a Rota do Rosário, lançada em 2008 pela Diocese de Jacarezinho, reúne os santuários com a divulgação dos patrimônios culturais, históricos e arquitetônicos do Norte Pioneiro aos Campos Gerais.

Divulgação
O presidente da Atunorpi, Welington Trautwein Bergamaschi, argumenta que o Norte Pioneiro tem se destacado cada vez mais no cenário do turismo nacional devido aos empreendimentos e projetos inovadores. “Com a ampla diversidade de atrações, a região tem atraído cada vez mais visitantes que buscam conhecer as belezas naturais, históricas e culturais”.
  
“A Atunorpi apoia as atividades, projetos e iniciativas, orienta e atua no assessoramento técnico em planejamento, busca novas parcerias e investimentos para a região para fortalecer a atividade turística. E divulga os atrativos e produtos turísticos da região por meio de projetos como a Tríade do Desenvolvimento Regional, que engloba a Angra Doce, a Rota do Rosário e a Rota do Café”, completa.