Audiência Pública vai debater impacto do envelhecimento da população nas políticas públicas

A Assembleia Legislativa do Paraná realiza nesta quinta-feira (16/05), a audiência pública “Longevidade e Desafios para as Políticas Públicas”.

A iniciativa da deputada Márcia Huçulak (PSD), que é líder do Bloco da Saúde, vai debater, analisar e propor soluções para o envelhecimento da população.

De acordo com o mais recente Censo do IBGE (2022), o número de pessoas com 65 anos ou mais chegou a 10,9% da população no Brasil – ou 22,2 milhões de um total de 203,1 milhões de pessoas. É o maior porcentual desde que o Censo começou a ser feito, em 1872, e um crescimento de 57,4% em relação ao levantamento de 2010.

No Paraná, são 1,2 milhão de pessoas – ou 11,3% em uma população total de 11,4 milhões.

“É muito bem-vindo o fato de as pessoas estarem vivendo mais”, diz Márcia. “Mas precisamos garantir bem-estar, qualidade nos vários serviços e dignidade para este nicho da população, o que exige ajustes nas políticas públicas já existentes e também novas políticas.”

O aumento da longevidade afeta o país em várias áreas, como os sistemas de saúde e educação e a previdência social. A transição também acelera o fim do chamado bônus demográfico, que é o aumento da renda per capita em decorrência da redução dos grupos etários economicamente ativos.

Temas que serão abordados na audiência:

  • Demografia em mudança, sobre as tendências nas relacionadas ao envelhecimento da população;
  • Saúde e bem-estar, abordando as necessidades físicas e mentais dos idosos;
  • Urbanismo inclusivo e moradia, tratando de acessibilidade, mobilidade e espaços adequados;
  • Envelhecimento ativo, tecnologia e inovação, trazendo as possibilidades de melhoria na qualidade de vida;
  • Inclusão e combate à discriminação, sobre estratégias contra preconceito e a discriminação.

Entre os especialistas nos vários setores abordados, estarão presentes: José Augusto Callado Afonso (presidente do Ipardes), Julio Takeshi Suzuki Jr. (diretor de pesquisa do Ipardes), Marcos Cabrera (presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, seção PR), Ivete Berkembrock (coordenadora de pessoa idosa da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba), Célia Regina Bim (diretora de projetos do Ippuc) e Larissa Marsolik (coordenadora de políticas para pessoa idosa da secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa).

Serviço

LONGEVIDADE E DESAFIOS PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS

Audiência pública

  • Proponente: Deputada Márcia Huçulak
  • 16 de maio de 2024, quinta-feira
  • 9 horas
  • Sala da Comissão de Constituição e Justiça/Auditório Legislativo da Alep.