Cerca de 23% do público-alvo tomou 4ª dose no Paraná; Governo avalia ampliar faixa etária

O Governo do Paraná estuda ampliar a faixa etária apta a tomar a segunda dose de reforço da vacina contra a Covid-19. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Beto Preto, nesta semana o tema será debatido com os municípios.

“Nós devemos fechar uma conversa com o Conselho de Secretários Municipais de saúde do Paraná para esta semana ainda, tentando colocar todo o estoque à disposição dessa primeira dose de reforço e da segunda dose de reforço – que é a que está mais atrasada, e que não chegou a algumas idades menores. Então, por isso, nós queremos abrir o estoque. Quem quiser se vacinar, vai se vacinar”, afirmou.

O segundo reforço é recomendado pelo Ministério da Saúde a quem tem 40 anos ou mais, ou públicos específicos, como profissionais de saúde.

Mas algumas cidades estão ampliando a faixa etária por terem vacinas disponíveis e para evitar que doses se percam por passarem da validade.

Capitais como FlorianópolisPorto AlegreSão Paulo e Rio de Janeiro já ampliaram a imunização.

No Paraná, PinhaisPiraquara e Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba, também ampliaram a faixa etária apta a tomar a quarta dose. Em Curitiba, a prefeitura está seguindo apenas o recomendado pelo Ministério da Saúde.

“Durante toda pandemia Curitiba sempre adotou aquilo que então o Ministério da Saúde colocou no seu plano nacional de vacinação. Agora, é natural que na nossa realidade do Paraná, eventualmente a gente pode ter um quantitativo de doses que esteja disponível para fazer a aplicação para este público. Então, isso nós vamos encabular junto à Secretaria de Estado, a viabilidade disto”, disse Beatriz Batistella, secretária de saúde.

Fonte:G1Paraná/Foto:Ernesto Carriço/ Nurphoto via Getty Images