Com foco de Gripe Aviária no Brasil dez países a suspenderam importações de produtos avícolas
A Malásia suspendeu a importação de produtos avícolas de todo o Brasil após a confirmação do primeiro foco de gripe aviária em plantel comercial no país. Com isso, já são dez destinos que suspenderam temporária ou totalmente as compras, incluindo China, União Europeia, Canadá, África do Sul, Chile, Argentina, Uruguai, México e Coreia do Sul.
Além disso, o Japão também impôs restrições, mas de forma regional, limitando-se ao município de Montenegro (RS) e às aves vivas do Rio Grande do Sul. Outros países, como Emirados Árabes, Arábia Saudita e Filipinas, ainda não se manifestaram, mas possuem acordos sanitários específicos com o Brasil que podem limitar as restrições à área afetada.
O governo brasileiro já está em negociação com os países importadores para reverter ou regionalizar os embargos, conforme os acordos sanitários existentes. A expectativa é que as suspensões sejam temporárias, mas o impacto pode chegar a uma perda mensal de US$ 100 milhões a US$ 200 milhões em exportações de frango e derivados.