Cosud: Ratinho Junior defende discussão por mudanças legislativas na segurança

O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou nesta quinta-feira (29), em Porto Alegre (RS), da cerimônia de abertura do 10º encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) e defendeu mudanças legislativas que promovam mais meios de ação para a promoção da segurança pública.

“Nós estamos vendo o esforço grande das forças de segurança dos estados, mas muitas vezes parece que estamos enxugando gelo”, disse o governador. “É necessário repensar isso, inclusive pensando em alternativas legislativas e propostas para levar ao Congresso. Vamos discutir as propostas nos próximos dias para chegar a um consenso”.

Ratinho Junior é o coordenador do consórcio, que estará reunido ao longo de três dias para a elaboração de políticas públicas conjuntas. O grupo é formado pelos três governadores da região Sul e pelos quatro governadores da região Sudeste do Brasil. As discussões temáticas também envolvem secretários, gestores públicos e técnicos dos sete estados.

Entre as propostas que serão discutidas no encontro, estão ações que colaborem para o combate integrado ao crime organizado e que colaborem para a promoção de uma maior segurança pública à população.

No encontro anterior, realizado em outubro de 2023 em São Paulo, o consórcio publicou a Carta de São Paulo, que indicava a necessidade de alterações nas legislações penal e de processo penal como alternativas para aumentar a eficácia das ações. A expectativa é que o grupo avance nestas discussões até sábado (2), quando os governadores apresentarão a Carta de Porto Alegre, com as conclusões do encontro.

“O que buscamos aqui não são apenas soluções para os nossos estados, mas também ações conjuntas que possam ajudar a região e também, claro, o Brasil”, acrescentou Ratinho Junior.

“O Cosud deseja contribuir para o crescimento de todas as regiões. Na discussão dos governadores, vamos focar na área da segurança pública, especialmente em ações articuladas para o enfrentamento às facções criminosas e ao crime organizado, e em questões climáticas e de defesa civil”, complementou o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.