Curitiba é a primeira cidade do Brasila criar uma Secretaria de Inteligência Artificial

Curitiba, eleita a Cidade Mais Inteligente do Mundo, mostra mais uma vez que pensa a inovação como transformação social e legado: na manhã desta quarta-feira (20/3), ela se tornou o primeiro município brasileiro a ter uma Secretaria de Inteligência Artificial.

O anúncio da nova pasta foi feito pelo prefeito Rafael Greca na Cerimônia de Abertura do Smart City Expo Curitiba 2024, no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui. Também participaram o vice-prefeito de Curitiba e secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, e o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior.

“Criamos esta Secretaria de Inteligência Artificial nos moldes do que fazem os países mais importantes do mundo. Pessoalmente, acredito que não existe inteligência só artificial. Acredito na inteligência humana e recomendo que nossa inteligência artificial curitibana tenha coração. É assim que Curitiba, mais uma vez, se reinventa como cidade inteligente”, destacou o prefeito Rafael Greca.

A Secretaria Municipal Extraordinária de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Inteligência Artificial (Sedeia) vai trabalhar em conjunto com a Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, que já atua com o ecossistema de inovação da cidade, o Vale do Pinhão.

Ainda mais inteligente
A nova secretaria também terá o papel de articular, promover e integrar novos projetos que usem a tecnologia de Inteligência Artificial, que possibilita a criação de sistemas capazes de simular o raciocínio, a aprendizagem e a percepção humana por meio de máquinas.

Curitiba já utiliza a inteligência artificial em soluções que dinamizam o serviço público, como na Central 156 de Atendimento ao Cidadão, na Muralha Digital e no Hipervisor Urbano, na Procuradoria-Geral do Município, na gestão do Trânsito e também na Comunicação. “Saímos mais uma vez na vanguarda da história com esta nova secretaria, que vai articular novos projetos da cidade que usem a tecnologia de Inteligência Artificial, com planejamento”, destacou Greca.

Continue lendo