Denúncias de exploração sexual infantil na internet disparam após vídeo de influenciador
As denúncias de material explícito envolvendo crianças e adolescentes recebidas pela ONG SaferNet cresceram 114% após o influenciador e humorista Felipe Bressanim Pereira, conhecido como Felca, expor em vídeo como criadores de conteúdo lucram explorando menores em situações sexualizadas. O vídeo, com mais de 38 milhões de visualizações, desencadeou um aumento expressivo de notificações no Canal Nacional de Denúncias da ONG, que atua há quase 20 anos na defesa dos direitos humanos na internet. Entre 6 e 12 de agosto, foram registradas 1.651 denúncias únicas, contra 770 no mesmo período de 2024.
Segundo a SaferNet, o salto nos números é efeito direto da repercussão do vídeo, que reacendeu o debate público sobre o abuso sexual infantil online. Felca destacou dois pontos críticos já monitorados pela ONG: o uso do Telegram para distribuir e comercializar conteúdo de abusos e o emprego de códigos, siglas e emojis para camuflar negociações e aliciamentos, como a sigla “cp” (child porn). A organização, entretanto, evita o termo “pornografia infantil”, pois entende que ele suaviza crimes graves como estupro e exploração sexual.
Fundada em 2005, a SaferNet é referência no combate a crimes online e mantém parcerias com o Ministério Público Federal para filtrar e encaminhar denúncias, além de promover ações educativas como a disciplina de Cidadania Digital. Em 2025, até o primeiro semestre, a ONG havia registrado aumento de 19% nas denúncias desse tipo em relação a 2024, um ritmo considerado normal. O pico de agosto, no entanto, é visto como resultado de um raro e intenso engajamento social diante de um tema sensível e de extrema gravidade.
