E-book de tendências do Sistema Fiep chega à quinta edição

Identificar mudanças em comportamentos, mercados de trabalho, ambientes de negócios e hábitos de consumo num horizonte de três a cinco anos. Com esse objetivo, o Sistema Fiep publica o já tradicional relatório de tendências, que contempla 12 fenômenos emergentes nas áreas de tecnologia, educação, saúde, negócios e ESG.

O E-book Tendências Sistema Fiep 2023 não se limita apenas a mapear movimentos que despontam globalmente, mas busca indicar caminhos e oportunidades para a sociedade e as empresas paranaenses. “O principal objetivo da publicação é oferecer insights para um público amplo, como empresários, gerentes, governantes, tomadores de decisão, planejadores, gestores educacionais, estudantes e cidadãos”, explica a gerente executiva do Observatório Sistema Fiep Marilia de Souza.

O relatório busca equilibrar clareza, concisão e personalidade, sem deixar de lado o rigor metodológico na identificação das tendências. A equipe de pesquisadores do Observatório Sistema Fiep vem refinando os processos de coleta de sinais, que abrangem uma variedade de fontes como livros, artigos científicos, palestras, congressos, filmes, blogs, fóruns e redes sociais.

A fim de tornar o conteúdo acessível para um público mais amplo possível, cada uma das 12 tendências vem acompanhada de informações complementares. Os insights oferecem oportunidades para que as organizações possam inovar em seus modelos de negócios. Além disso, são recomendados conteúdo complementares em formatos diversos – filmes, livros, podcasts, pesquisas etc. O leitor ainda conta com um referencial bibliográfico e uma lista de termos mencionados ao longo do texto.

“Desde a primeira edição, procuramos fugir do lugar comum. A criação de mais um relatório nos moldes tradicionais serviria apenas para aumentar a sobrecarga informacional e dificultar ainda mais a tomada de decisão”, pondera Marilia. “Buscamos aliar experiência visual e usabilidade para estimular reflexões e ações. Tendências Sistema Fiep é uma ferramenta de navegação para um mundo de mudanças em ritmo exponencial”, completa.

Foto: Maurílio Cheli/Matéria completa FIEP