Em Foz do Iguaçu: alunos do EJA trocam experiências com empreendedores

Um café com empreendedores nesta terça-feira, 24, na Escola João da Silva na Lagoa Dourada reuniu a turma do EJA (Educação de Jovens e Adultos), empresários e profissionais que compartilharam experiências, trajetórias e desafios de vida. “Recebi muitos ‘nãos’ antes de finalmente dar certo. Comecei aos poucos, sem dinheiro. Empreender é para quem tem coragem”, afirmou o comerciante Lodilei Paeze, proprietário da loja Paeze em Três Lagoas.

Paeze relatou sua jornada no mundo dos negócios, destacando as dificuldades que enfrentou antes de alcançar o sucesso e incentivou os estudantes a persistirem em seus projetos e sonhos, ressaltando a importância da determinação.

A maior parte dos alunos da EJA já garante a renda familiar por meio de atividades empreendedoras, como costura, produção de alimentos e venda de roupas. Os estudantes afirmaram que encontros desse tipo são inspiradores e trazem um novo ânimo para todos.

“Eu faço sabão, mas não gosto de cobrar, pois as pessoas acham caro. Muitas vezes, acabo doando”, disse. Rosenilda Leite, uma das alunas do EJA.  Em resposta, Paeze destacou a importância de valorizar o próprio trabalho: “Se eu entregar o meu melhor ao cliente, ele com certeza voltará a comprar”.

Desafios
A advogada Luciane da Silva Klippel também contribuiu, explicando que aprendeu a administrar seu negócio na prática. “Por mais que a pessoa estude, ninguém tem a verdade absoluta. O tempo e a prática nos ensinam a lidar com o nosso próprio negócio”. Klippel ainda abordou os benefícios de formalizar um empreendimento por meio do MEI (Microempreendedor Individual).

A psicóloga Silvana de Brito Moraes também compartilhou sua história, destacou a importância de acreditar no próprio negócio: “Não basta pensar ‘eu vou fazer’, é preciso agir e mostrar isso ao mundo. Quando agimos, nosso cérebro entende que somos capazes”, afirmou.

Segundo a professora Eliane de Campos, o café com empreendedores foi uma oportunidade valiosa para os alunos da EJA aprenderem com as histórias de empreendedores locais. “Além de fortalecer a motivação para continuar lutando pelos seus sonhos, as experiências compartilhadas proporcionaram novas perspectivas sobre como enfrentar os desafios do empreendedorismo”.