Em Pato Branco, Câmara Municipal aprova reajuste salarial dos servidores municipais
Nesta quarta-feira (19), a Câmara Municipal de Pato Branco aprovou o projeto do prefeito Geri Dutra (PL) que prevê a reposição salarial para os servidores municipais, além da reestruturação do piso nacional do magistério. A proposta repõe a perda inflacionária de março de 2024 a fevereiro de 2025, com base na variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC/IBGE). De acordo com o texto, os servidores públicos municipais ativos, ocupantes de cargos de provimento efetivo ou em comissão, os inativos do Regime Próprio de Previdência do Município e os membros do Conselho Tutelar terão os seus vencimentos reajustados em 4,87%.
A proposta também atende a lei federal e da portaria do Ministério da Educação, com a complementação salarial para os profissionais do magistério público municipal que, mesmo com a reposição de 4,87%, não atinjam o valor do piso nacional da categoria. Este piso foi estabelecido em R$ 4.867,77 mensais para o ano de 2025.
O prefeito de Géri Dutra (PL) destacou a importância da proposta para a valorização dos servidores públicos municipais e dos professores. “O compromisso com o bem-estar e a qualidade de vida dos servidores e a reposição salarial é um reflexo do reconhecimento ao trabalho que eles desempenham. Também é fundamental que o magistério receba a devida atenção e o que lhes é de direito”,
O secretário de Administração e Finanças, Vilmar Possato Duarte, disse que o projeto corrige as perdas inflacionárias e adequa os salários dos professores à legislação federal, garantindo que o piso nacional seja respeitado. “Com isso, o município cumpre a sua parte, respeitando os direitos dos servidores e valorizando a educação pública. Sabemos que a inflação impacta diretamente no poder de compra, e estamos buscando garantir que a classe não perca poder aquisitivo”, declarou.
Segundo Vilmar Duarte, o reajuste entrará em vigor na data-base de março de 2025, beneficiando diretamente mais de 2.300 servidores públicos de Pato Branco, entre efetivos, comissionados, PSSs e CLTs – com exceção do prefeito, vice-prefeita e secretários municipais.