Empregados da Itaipu desenvolvem ferramenta de IA para agilizar gestão de informações

A equipe da Superintendência de Informática da Itaipu Binacional desenvolveu uma nova ferramenta, em implantação na Diretoria de Coordenação, que promete agilizar a obtenção de informações, com impactos positivos na produtividade. A ferramenta foi batizada de “DC-GPT” e funciona como um chat dentro do programa Teams, da Microsoft.

Segundo Mateus Vidal da Silveira, da Assessoria de Planejamento e Coordenação, área demandante do projeto, a ideia é facilitar a obtenção de informações como orçamento, portfólio de projetos, pagamentos, contratos e convênios, entre outras. A próxima etapa é a inclusão dos dados de cerca de 60 indicadores de desempenho utilizados na Diretoria. A partir da sistematização e estruturação dos dados, novas informações podem ser incluídas no sistema.

A ferramenta já vem sendo utilizada por alguns usuários-chave da Diretoria e, a partir desta semana, deverá estar disponível para toda a Coordenação. “Se o diretor vai a um município e pede uma lista de convênios com aquela localidade, isso demandava um certo tempo para obter. Agora, o DC-GPT fornece instantaneamente dados como objeto, a superintendência, departamento e divisão responsáveis, datas de início e término, percentual executado e saldo de todos os convênios com aquele município”, afirma Mateus.

Isso é possível porque o DC-GPT é capaz de acessar informações disponíveis em diferentes projetos, conforme explica Luiz Carlos Viana Melo, da Divisão de Sistemas 1. O desenvolvimento levou cerca de um ano, utilizando o serviço de Open AI disponibilizado pela Microsoft Azure, que é o mesmo serviço usado pelo ChatGPT, com a garantia de privacidade de dados. “O chat entrega apenas as informações solicitadas, com os dados armazenados internamente. Ou seja, ficarão disponíveis somente para os colaboradores da Itaipu”.

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