Ensino direcionado à simulação e prática, agrega mais eficiência à segunda fase do Revalida

O curso preparatório completo da Aristo oferece metodologia aplicada ao cotidiano do atendimento médico

Parte dos 12.962 médicos inscritos na 1a etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras (Revalida), estão aprovados para a segunda e decisiva fase. E para o médico que visa um método de estudo personalizado e integrado à inteligência artificial, a plataforma de ensino Aristo é pioneira na metodologia de estudo diferenciada.

Quem busca equivalência de diploma através do Revalida, visando os padrões exigidos pelo sistema de saúde brasileiro e aperfeiçoamento, precisa conhecer     a metodologia de ensino desenvolvida pela Aristo, que oferece cursos para médicos, brasileiros e estrangeiros, preparatórios e específicos para as etapas da prova, por meio de videoaulas e conteúdo online. “Nosso método cria um treinamento específico para o exame. Ele identifica as fragilidades técnicas do médico e sugere quais pontos precisam ser reforçados no estudo”, afirma o professor e médico, Felipe Haberfeld.

O diferencial da Aristo está na metodologia de ensino, com foco direcionado, treinamento prático, que facilita a retenção de informações, garantindo mais eficiência no custo hora do aluno. A plataforma de educação promove interação, troca entre o professor e o aluno e facilita o aprendizado na plataforma integrada à inteligência artificial. O Revalida foi criado para unificar o processo de revalidação, e a Aristo tem a missão de preparar o estudante para atingir seu objetivo.

A metodologia de ensino da plataforma auxilia o aluno na preparação de todas as fases do exame, mas para a segunda fase, a Aristo recomenda um estudo ativo mais aplicado às competências técnicas do médico. O Aristo Prático é indicado para o aluno que busca a preparação intensiva, onde o estudante revisita conceitos e habilidades clínicas na prática, com apoio do ambiente virtual consegue acessar 150 estações práticas, que simulam situações de atendimento médico do cotidiano. “Os alunos da Aristo que cumprem as metas estabelecidas pela plataforma terão 95% de chance de ser aprovado”, finaliza o médico Felipe Haberfeld.

A próxima etapa da prova é considerada mais complexa, pois envolve a parte prática, que avalia as habilidades clínicas do candidato em áreas distintas, como Clínica Médica; Cirurgia Geral; Pediatria; Ginecologia e Obstetrícia e Medicina da Família e Comunidade. Os médicos vão vivenciar situações reais dou simuladas no atendimento ao paciente, iniciando na anamnense até o desfecho clínico, que são elaborados por uma banca avaliadora. No ano passado, o processo Revalida começou com a participação de 9.280 inscritos e

levou para a segunda etapa, 1591 médicos, mas apenas 169 foram aprovados no exame final.