Expoingá começa na próxima quinta-feira (8)

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) participará da 51ª Expoingá, que acontece de 8 a 18 de maio, em Maringá (PR), com o objetivo de destacar a trajetória da Extensão Rural no estado e sua contribuição para a produção sustentável de alimentos. O espaço do IDR, denominado Fazendinha, ocupará 9 mil m² no Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro e contará com 11 unidades didáticas voltadas à inovação no campo.

Organizado em parceria com diversas instituições públicas e acadêmicas, o espaço integra o Agromuseu e valoriza o papel da extensão rural no desenvolvimento do meio rural. A programação inclui atividades técnicas, mostra de tecnologias, turismo rural, energias renováveis, agroecologia, cafeicultura e exposição de produtos da Agroindústria Familiar.

A proposta vai ao encontro do tema da feira deste ano, “O Agro Conecta”, evidenciando a conectividade entre o campo e a sociedade por meio da tecnologia, sustentabilidade e valorização da agricultura familiar. A expectativa é de receber mais de 100 excursões de agricultores familiares e estudantes de toda a região Noroeste do Paraná.

Entre os destaques, estão:

Hortas sustentáveis e bioinsumos, com demonstrações do Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH);

Meliponicultura, com informações sobre abelhas sem ferrão e preservação ambiental;

Energias renováveis, como painéis solares e biodigestores;

Turismo rural, com rotas turísticas e réplica de uma casa de colono dos anos 1950;

Cafeicultura, com foco em cafés especiais e o Museu do Café.

A presença do IDR-Paraná reforça a importância da extensão rural como ponte entre inovação, conhecimento e sustentabilidade no campo.