Fiep inaugura nova Casa da Indústria de Guarapuava

A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) inaugurou, nesta quarta-feira (18), as novas instalações da Casa da Indústria de Guarapuava. O novo espaço, que serve de sede compartilhada para dois sindicatos filiados à Fiep, conta com estrutura mais adequada para que as instituições possam se desenvolver e ofertar soluções para as indústrias dos setores que representam, fortalecendo o associativismo na região.

Atuam na Casa da Indústria de Guarapuava o Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios de Guarapuava (Sindirepa Guarapuava) e o Sindicato das Indústrias de Madeiras, Serrarias, Beneficiamentos, Carpintaria e Marcenaria, Tanoaria, Compensados e Laminados, Aglomerados e Embalagens de Guarapuava (Sindusmadeira).

Presente na solenidade, o presidente da Fiep, Edson Vasconcelos, afirmou que as Casas da Indústria são um instrumento para aproximar a Federação das indústrias de todo o Estado. “Os sindicatos têm na Casa da Indústria um suporte não só com um ambiente para estar alocado e onde podem atender seus associados, mas também de potencializar uma proximidade das políticas que a Federação pode ajudar a chegar até os municípios”, disse. Ele destacou, ainda, que as Casas também ajudam a levar às indústrias da região os serviços prestados pelas demais instituições que compõem o Sistema Fiep – Sesi, Senai e IEL.

Estrutura
A Casa da Indústria funciona em Guarapuava desde 2015. A partir de agora, em sua nova sede, passa a contar com uma estrutura mais ampla, equipada e planejada para aprimorar o atendimento às indústrias. O imóvel conta com um espaço compartilhado para os sindicatos, além de uma sala de reuniões para 20 pessoas, um auditório que comporta até 60 pessoas e um espaço de convivência. A nova Casa da Indústria fica na Rua Brigadeiro Rocha, 1.967, no Centro de Guarapuava.

Para o presidente do Sindusmadeira, Edson Ono, o novo espaço fortalece o associativismo na região, possibilitando ainda mais integração entre as indústrias locais e a Fiep. “Acredito que esta nova sede trará isso para Guarapuava e região, com mais acolhimento e, principalmente, aproximando as indústrias da Fiep”, disse Ono, que integra também a atual diretoria da Federação. Ele ressaltou, também, a importância do setor industrial do município para o crescimento da indústria estadual. “O Paraná hoje é a quarta potência industrial do país e Guarapuava faz parte desse processo, temos várias indústrias que contribuem para isso”, afirmou.

Presidente do Sindirepa Guarapuava, Carlos Cesar Kolody declarou que a inauguração da nova Casa da Indústria é um marco para o setor empresarial da região. “Acredito que vai ser muito bom para o desenvolvimento de todas as empresas, vem somar muito não só para o setor da indústria, mas para todos os setores de Guarapuava”, disse.

Já o prefeito do município, Celso Goes, agradeceu à Fiep pela nova estrutura. “Quero dar os parabéns para a Fiep por ter disponibilizado esse espaço maravilhoso. Não só Guarapuava merece, mas os empresários e os industriais também”, declarou. Goes também ressaltou as parcerias que o Sistema Fiep, por meio do Sesi e do Senai, possui com a prefeitura para capacitação de mão de obra. “Nós temos uma parceria muito importante porque Guarapuava tem uma grande demanda de capacitação dos nossos profissionais. Temos geração de emprego, no entanto temos grande dificuldade de termos trabalhadores capacitados. Daí vem a relação muito forte das nossas secretarias com a Casa da Indústria e o Sistema S, e estamos capacitando muitos profissionais”, disse.

Itinerários formativos
Durante a inauguração da Casa da Indústria, foi anunciada mais uma parceria entre o município e o Sistema Fiep, incluindo também o Sindusmadeira, para a capacitação de profissionais. Com foco na indústria da madeira, foram desenvolvidos itinerários para formar trabalhadores para o setor. Financiado pela prefeitura e com operação do Senai, o programa vai disponibilizar 11 cursos gratuitos para a população.

“Foi a primeira prefeitura com que construímos um itinerário formativo para capacitar profissionais, para que a gente possa atender de fato a demanda da indústria da região”, explicou a superintendente do Sesi e IEL e diretora regional do Senai no Paraná, Fabiane Franciscone.

A secretária de Desenvolvimento Econômico de Guarapuava, Janaína Naumann, reforçou que o projeto atende uma demanda do setor. “Hoje nós entregamos a Trilha da Madeira, que era uma solicitação do presidente Edson Ono, para que a gente pudesse ter uma parceria para qualificar aqueles que trabalham na indústria da madeira. São 11 cursos, todos eles direcionados pelo Sindusmadeira, através de um levantamento feito pelo Sesi e o Senai”, afirmou. “Estar aqui na presença do presidente da Fiep e de tantas autoridades que sabem do compromisso que a gente tem com a indústria guarapuavana é uma felicidade e estamos sempre à disposição de todos”, completou.

Também participaram da inauguração da Casa da Indústria a gerente de Relações Sindicais da Fiep, Juliana Dias, diretores e associados dos sindicatos industriais e representantes da Câmara Municipal e de outras entidades da região.