FNP, Conectar e OPAS traçam colaboração para ampliação do acesso à Saúde no Brasil

Para agradecer o apoio da OPAS na formação do Consórcio Conectar e definir encaminhamentos para atuação na compra de insumos e medicamentos no mercado internacional, governantes locais da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e do Consórcio Conectar reuniram-se nesta quarta-feira, 11, com a representante da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) no Brasil, Socorro Gross. Também foi tema da reunião a atual situação do enfrentamento a Covid-19 e os impactos da pandemia a longo prazo nos municípios.

Participaram da reunião os prefeitos Gean Loureiro, de Florianópolis/SC, presidente do Conectar; Jairo Jorge, de Canoas/RS, vice-presidente de Relações Internacionais da FNP; e Duarte Nogueira, de Ribeirão Preto/SP, vice-presidente de Relações com o Congresso Nacional da FNP.

Loureiro destacou os avanços do consórcio que conta com a adesão de mais de 2500 municípios de todo país. “Queremos oportunizar melhores condições de trabalho para os municípios, centralizando o processo de compras da saúde com integridade e reduzindo intermediários”, afirmou o prefeito.

A representante da Opas no Brasil destacou a importância de um consórcio dessas proporções para regular o mercado por preços mais justos. Socorro Gross afirmou que a pandemia da Covid-19 trouxe muitas mazelas para todo mundo, mas também trouxe oportunidades. “O Consórcio Conectar é uma das maiores oportunidades surgidas a partir desse momento. O Brasil é um país continental, um consórcio como o Conectar pode ser um importante mecanismo para regulação dos preços de mercado para medicamentos e vacinas”, afirmou.

Duarte Nogueira afirmou que “construir um consórcio com essa magnitude e diversidade é por si só uma inovação. Precisamos de auxílio agora para ter acesso ao mercado internacional para gerar melhores condições para os municípios”, enfatizou.

Jairo Jorge chamou atenção para as dificuldades que serão enfrentadas no futuro “Vamos precisar lidar com as sequelas do pós-Covid e o represamento de procedimentos. As cirurgias eletivas foram suspensas para concentrar o atendimento a Covid-19. Contamos com a OPAS para compartilhar a experiência do que está acontecendo no resto do mundo”, destacou

A representante da OPAS afirmou, ainda, que a aproximação do Consórcio é importante por possibilitar instrumentos para alcançar o objetivo comum de ampliar o acesso à saúde. “Queremos trabalhar com os diferentes entes para alcançar esse objetivo, sempre com transparência e diálogo. É um mercado com muita especulação, precisamos de instrumentos conjuntos para contribuir com países menos favorecidos”, disse.

Na reunião foi avaliada também a possibilidade de apoio da OPAS para aquisição por licitação internacional de medicamentos que compõe o kit intubação. Como encaminhamento do encontro ficou estabelecida a participação de um representante da OPAS na próxima reunião de diretoria do Conectar.