Inaugurado o Poupatempo Paraná em Ponta Grossa
O presidente do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), participou nesta terça-feira (4), junto com o governador Ratinho Júnior, da inauguração da unidade do Poupatempo Paraná em Ponta Grossa, nos Campos Gerais. Este é o terceiro espaço oficialmente aberto dentro do programa que está transformando a forma como os paranaenses acessam os serviços públicos. Ao todo, serão 20 unidades implantadas até março do próximo ano, reunindo em um só lugar mais de 240 serviços do Governo do Estado.
“Só pelo Detran-PR são mais de 30 serviços que oferecemos no Poupatempo e estão mais perto do cidadão paranaense. Junto com o governador Ratinho Júnior, estamos desburocratizando a máquina pública sempre buscando a inovação e a otimização dos recursos, construindo um novo paradigma de gestão que ficará de legado para o futuro”, destacou Santin Roveda.
Instalada no Shopping Palladium, a unidade de Ponta Grossa funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no piso cobertura, e tem capacidade para realizar até 1,7 mil atendimentos por dia, com uma equipe de 30 servidores. Antes da inauguração oficial, o local passou por uma fase de testes entre os dias 30 de outubro a 3 de novembro, quando 718 atendimentos foram realizados.
Pelo Detran-PR é possível acessar a Primeira habilitação, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) definitiva, comunicação de venda e Permissão Internacional para Dirigir. São serviços de habilitação e de veículos, incluindo renovação, credenciais de estacionamento, alteração de categoria, cursos especializados, primeiro emplacamento, aquisição de veículo, registro de outro estado, baixa de veículo, certidões, emissão de guias de débitos e serviços relacionados a infrações. Também estão disponíveis orientações gerais sobre autos de infração, processos de suspensão ou cassação da CNH e emissão de guias para pagamento de multas de trânsito.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou que o Poupatempo Paraná é um projeto planejado ao longo de quatro anos e que tem como foco facilitar a vida dos cidadãos com um modelo de atendimento integrado e tecnológico. “É um projeto que foi muito estudado e teve todo o apoio da Assembleia Legislativa, com a ajuda dos deputados na modelagem dessa prestação de serviço. Aqui será um espaço para o cidadão resolver praticamente todas as suas necessidades com o poder público, desde um simples RG até mesmo uma linha de crédito na Fomento Paraná”, afirmou.
Ratinho Junior ressaltou que o programa é inspirado em outras localidades, mas com avanços tecnológicos que permitem a resolução de muitas demandas diretamente pelo celular. “A diferença é que estamos implantando muita tecnologia. O cidadão vai conseguir resolver muitas coisas pelo celular, sem precisar vir até aqui. E para quem prefere o atendimento presencial, esse espaço garante que tudo seja feito num só lugar, de forma rápida e eficiente”, disse.
“Serão 20 unidades nas principais cidades do Estado. Ponta Grossa é a terceira. Nos próximos dias vamos inaugurar em São José dos Pinhais e a segunda unidade de Curitiba. Até março do ano que vem, as maiores cidades do Paraná terão esse atendimento, com mais de 200 tipos de serviços disponíveis em um único espaço”, complementou Ratinho Junior.
POPULAÇÃO JÁ ADERIU – O aposentado Neudes Carneiro, de 70 anos, aprovou a novidade. Ele contou que conheceu o Poupatempo Paraná na última quinta-feira, quando foi ao local para fazer a nova Carteira de Identidade, e gostou tanto do atendimento que voltou acompanhado da esposa e da cunhada.
“É um espaço muito bom, muito organizado. A gente precisava disso na cidade. Fui muito bem atendido, fiz tudo aqui mesmo, sem precisar ir até a delegacia. Se tudo fosse assim, seria ainda melhor. Agora trouxe minha esposa e minha cunhada para fazerem também. Todo mundo vai sair com a identidade nova”, contou.
A motorista de aplicativo Samara Costa Arantes de Carvalho, de 54 anos, veio de Manaus há um ano e foi uma das primeiras a utilizar os serviços da nova unidade. “Vim renovar a carteira de habilitação e achei tudo muito rápido. Vi no jornal que ia inaugurar, meu marido agendou ontem e hoje já conseguimos ser atendidos. Gostei bastante”, contou.
Ela também aproveitou para agendar outros documentos. “Vim fazer a CNH, mas já vou aproveitar e fazer a identidade também. Para mim, pro meu filho e pra toda a família. É tudo em um só lugar, muito prático”, destacou.
O gerente da unidade, Douglas Camargo, destacou o sucesso da fase de testes e a boa receptividade da população. “Em apenas três dias de pré-operação, realizamos mais de 700 atendimentos, com tempo médio de espera de pouco mais de três minutos. Mesmo em fase de testes, já conseguimos resultados excelentes e a população tem elogiado bastante a agilidade e a qualidade do atendimento”, afirmou.
“A estrutura é ampla, moderna e de fácil acesso, dentro do Shopping Palladium, o que facilita muito para quem vem de outras regiões”, completou.
UNIDADES EM TESTE – Nesta semana, outras duas unidades do Poupatempo Paraná iniciam o atendimento em fase de testes: uma em São José dos Pinhais, que iniciou as operações na segunda-feira (3) no Shopping São José; e a segunda unidade de Curitiba, Park Shopping Boulevard, a partir desta quarta-feira (5). Essas etapas de pré-operação têm como objetivo ajustar fluxos, sistemas e treinar as equipes antes das inaugurações oficiais. Até o fim deste ano, as cidades de Umuarama, Cascavel, Foz do Iguaçu e Araucária devem iniciar as operações.
