Início da colheita do café marca nova etapa das safras no Paraná, aponta Deral

O Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab), destacou nesta quinta-feira (24) o início da colheita do café no estado, com avanço de 3% da área plantada. A estimativa é colher 42 mil toneladas em 25,5 mil hectares, com 93% das lavouras em boas condições, embora preocupações persistam devido às altas temperaturas e à escassez de chuvas.

Segundo o agrônomo Hugo Godinho, o momento é estratégico para os produtores, que esperam bons resultados diante dos preços atrativos. Mesmo com leve queda, a saca do café está em R$ 2.350, ainda acima do valor registrado em abril de 2024.

A Previsão Subjetiva de Safra (PSS) também mostra que a primeira safra de grãos está praticamente encerrada, com a soja 100% colhida e o milho em 98%. A segunda safra de feijão começou a ser colhida (9% da área), mas enfrenta redução de produtividade, 7% abaixo do esperado, e uma queda de 24% na área plantada em comparação com o ano anterior.

Para o milho da segunda safra, o Deral revisou para cima a estimativa de área, agora em 2,71 milhões de hectares – a segunda maior da história. A produção esperada é de 16,2 milhões de toneladas. Contudo, o clima desfavorável no Norte do Estado já comprometeu cerca de 240 mil toneladas, com 40% das lavouras em condições preocupantes.

O Deral também publicou o Boletim de Conjuntura Agropecuária e o Relatório de Condições de Tempo e Cultivo da semana.

Foto: José Fernando Ogura/Arquivo AEN