Itaipu transforma Gramadão em Vila Encantada de Natal
O espírito natalino já tomou conta do Gramadão da Vila A, em Foz do Iguaçu (PR), que será palco de uma programação especial promovida pela Itaipu Binacional. Decoração cênica, oficinas interativas e atrações culturais fazem parte do Natal no Gramadão, que terá sua abertura oficial no dia 7 de dezembro, às 20h, com o espetáculo teatral “Uma Noite Antes do Natal”, apresentado pela Companhia Despertar.
Este é o terceiro ano consecutivo em que a companhia participa das festividades, emocionando o público com produções de talento e sensibilidade. Este ano, a peça contará com 25 coralistas, 16 bailarinos, quatro atores-cantores e um violinista, que darão vida à história de Luli, uma garota determinada a resgatar o espírito natalino para sua família, com a ajuda de personagens cativantes.
O Gramadão se transformará em um cenário de sonho, com a grandiosa Vila Encantada de Natal, repleta de renas, presentes e estrelas. Um dos destaques é a árvore de Natal de 22 metros de altura, que permite a interação do público, com vídeos do Papai Noel no interior e efeitos artísticos com luzes de LED do lado de fora.
Além disso, estão sendo instalados dois mil cordões de luz em todas as árvores do espaço público, além de um túnel de luz no calçadão da Rua Guará, que promete ser um dos pontos mais fotografados da decoração.
Oficinas gratuitas para toda a família
Uma das novidades deste ano é a oferta de oficinas gratuitas voltadas à sustentabilidade e criatividade. A Sra. Árvore comandará uma oficina de produção de enfeites natalinos com madeiras de reflorestamento e tintas na Casa dos Enfeites; enquanto o mímico Natalino, com seu estilo colorido e descontraído, liderará atividades de pintura de ecobags na casinha que será seu ateliê, combinando arte e consciência ambiental.
A Vila Encantada também vai trazer a oficina de produção de instrumentos musicais feitos com materiais reciclados com os personagens Maestro Capivara e a Onça Maestrina. A Fada Atlântica vai chamar a criançada para as atividades de jardinagem. E, para completar, o Papai Noel, com um visual mais leve e descontraído, e a animada Mamãe Noel, que comandará oficinas de contação de histórias, garantirão a interação com crianças e adultos, tornando o Natal no Gramadão ainda mais especial.
Show e missa com Padre Reginaldo Manzotti
No domingo, 8 de dezembro, a partir das 18h, o Padre Reginaldo Manzotti retornará ao Gramadão para celebrar uma missa, seguida de um show com sua banda. Conhecido como “padre das multidões”, Manzotti já reuniu cerca de 15 mil pessoas no local em uma apresentação anterior. O evento é gratuito e será transmitido pela Rede Evangelizar.
Natal no Gramadão segue até janeiro
A programação natalina do Gramadão, que vai até 5 de janeiro de 2025, incluirá apresentações musicais, atividades diárias e um espaço para arrecadação de brinquedos. A população interessada em ajudar, poderá levar brinquedos que serão doados para as crianças que mais precisam. “Nossa intenção é oferecer um Natal repleto de carinho, alegria e interação para toda a comunidade. O Gramadão é um presente da Itaipu Binacional para a população de Foz e região, um espaço que une cultura, magia e solidariedade”, destaca a chefe da Assessoria de Comunicação Social da Itaipu, Ana Paula Hedler.
Para o diretor-geral da Itaipu Binacional, Enio Verri, o Natal no Gramadão reflete o compromisso da empresa em promover integração, cultura e sustentabilidade. “Queremos que cada visitante se sinta parte deste ambiente encantado e solidário, celebrando valores como união e esperança”, afirma.
Com uma programação rica em experiências e totalmente gratuita, o Natal no Gramadão promete encantar moradores e visitantes, consolidando-se como uma das principais celebrações natalinas da região.
A Itaipu
Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, mais de 3 bilhões de MWh. Em 2023, foi responsável por cerca de 10% do suprimento de eletricidade do Brasil e 88% do Paraguai.
Foto: Sara Cheida/Itaipu Binacional.