Laboratório de insumos veterinários do Tecpar deve ficar pronto em 2025
Iniciada em maio de 2023, a obra do novo Laboratório de Pesquisa e Produção de Insumos para Diagnósticos Veterinários do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) encerra o ano com 15% de execução. A nova planta fabricará insumos para o diagnóstico da brucelose, tuberculose e leucose bovina. O investimento para a construção da planta, feito pelo Governo do Estado, é de R$ 41,5 milhões.
A nova unidade está sendo construída no câmpus CIC do Tecpar, em Curitiba, e tem previsão de ser concluída no início de 2025. A área total do laboratório será de cerca de três mil metros quadrados e a projeção é que, quando pronta, a unidade tenha capacidade produtiva de 40 milhões de doses ao ano.
A conclusão de um laboratório para pesquisa e produção de insumos para diagnósticos veterinários é uma das metas do Plano de Governo para o instituto, destaca o diretor-presidente do Tecpar, Celso Kloss. Os kits diagnósticos atenderão o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.