Novo “data center” amplia segurança de dados e operações do TCE-PR

A ampliação do poder computacional é uma medida crucial para que o Tribunal de Contas do Estado do Paraná possa enfrentar os desafios impostos pelo crescente volume de informações auditadas pela Corte. À medida que a sociedade evolui e os processos se tornam mais complexos, o TCE-PR tem que processar e analisar dados em larga escala com agilidade e precisão.

É para atender a esse cenário que a Casa está implantando um seu novo complexo de data centers, um marco significativo para a segurança e confiabilidade das operações. “A capacidade de processamento robusta permitirá ao Tribunal acompanhar a velocidade das transações, identificar padrões, detectar irregularidades e fornecer insights valiosos para aprimorar a gestão pública no Paraná”, prevê o auditor de controle externo José Augusto Cheute, titular da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI).

Além do data center principal, já instalado no Edifício-Sede, haverá um data center modular de back up, no Edifício-Anexo, pronto para entrar em operação em caso de desastre ou falhas no complexo principal. A sede do TCE-PR está localizada no bairro Centro Cívico, em Curitiba.

Segurança é a palavra que melhor resume o investimento do Tribunal nessa ação, que integra o Programa Salto Tecnológico, atualmente em implantação na Casa. O data center possui elevada proteção contra incêndio; monitoramento 24 horas, para identificar anormalidades na operação, possibilitando atuação preventiva; equipamentos para assegurar o fornecimento de energia mesmo em períodos de indisponibilidade; controle de acesso por biometria e operação setorizada, o que limita a circulação em cada área somente às pessoas autorizadas. Todos esses itens de segurança são detalhados no quadro abaixo.

TCE-PR